Ca­va­co Sil­va usa ve­to po­lí­ti­co pe­la 25.ª vez

Par­la­men­to. O Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca de­vol­veu aos de­pu­ta­dos o di­plo­ma que per­mi­tia a ado­ção por ca­sais do mes­mo se­xo e as al­te­ra­ções à lei da in­ter­rup­ção vo­lun­tá­ria da gra­vi­dez.

Metro Portugal (Lisbon) - - NACIONAL -

Ca­va­co Sil­va não pro­mul­gou o di­plo­ma que per­mi­tia a ado­ção por ca­sais do mes­mo se­xo, ten­do igual­men­te de­vol­vi­do à As­sem­bleia da Re­pú­bli­ca (AR) as al­te­ra­ções à lei da in­ter­rup­ção vo­lun­tá­ria da gra­vi­dez (IVG). De no­tar que os di­plo­mas apro­va­dos pe­la AR e não pro­mul­ga­dos são de­vol­vi­dos ao Par­la­men­to que os po­de re­con­fir­mar, com mai­o­ria ab­so­lu­ta dos de­pu­ta­dos em efe­ti­vi­da­de de fun­ções: 116. Ca­va­co Sil­va usou o ve­to po­lí­ti­co 25 ve­zes des­de que ini­ci­ou fun­ções co­mo Che­fe do Es­ta­do, em mar­ço de 2006.

A ado­ção por ca­sais do mes­mo se­xo foi apro­va­da a 18 de de­zem- bro com os vo­tos fa­vo­rá­veis da mai­o­ria de es­quer­da e de 17 de­pu­ta­dos do PSD – o lí­der dos so­ci­al-de­mo­cra­tas, Pe­dro Pas­sos Co­e­lho, vo­tou con­tra.

Quan­to à al­te­ra­ção da lei da IVG – que in­tro­du­ziu ta­xas mo­de­ra­do­ras e a obri­ga­to­ri­e­da­de das mu­lhe­res irem a con­sul­tas com um psi­có­lo­go e um téc­ni­co so­ci­al an­tes do pro­ce­di­men­to –, as mu­dan­ças fo­ram apro­va­das em vo­ta­ção fi­nal global a 18 de de­zem­bro, com os vo­tos a fa­vor dos de­pu­ta­dos do PS, do BE, do PCP, PEV, PAN e a de­pu­ta­da do PSD Pau­la Tei­xei­ra da Cruz, e os vo­tos con­tra do PSD e CDS-PP e do de­pu­ta­do do PS, As­cen­so Si­mões.

LU­SA

Ao to­do, co­mo Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Ca­va­co já ve­tou po­li­ti­ca­men­te 25 di­plo­mas, 21 do Par­la­men­to e 4 do Go­ver­no.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.