Mun­do (ain­da) mais pe­ri­go­so

Ter­ro­ris­mo. A Eu­ro­pol anun­ci­ou que o Da­esh pla­neia ata­ques “em lar­ga es­ca­la a ní­vel global, com es­pe­ci­al fo­co na Eu­ro­pa”.

Metro Portugal (Lisbon) - - MUNDO - R.A.C. COM LU­SA

Se­gun­do o di­re­tor da agên­cia eu­ro­peia de po­lí­cia, o gru­po ex­tre­mis­ta “tem a von­ta­de” e “de­sen­vol­veu uma no­va ca­pa­ci­da­de de com­ba­te” pa­ra in­ves­tir em ata­ques so­bre­tu­do aos Es­ta­dos-Mem­bros da UE, “em par­ti­cu­lar a Fran­ça”. “Na­tu­ral­men­te, as au­to­ri­da­des na­ci­o­nais es­tão a tra­ba­lhar pa­ra im­pe­dir es­ses ata­ques”, de­cla­rou Rob Wain­wright, ci­ta­do pe­la AFP.

Em Ames­ter­dão, Wain­wright par­ti­lha­va à imprensa as con­clu­sões de um no­vo relatório da Eu­ro­pol so­bre al­te­ra­ções no mé­to­do de ope­ra­ções dos ji­a­dis­tas, em si­mul­tâ­neo com a aber­tu­ra do no­vo cen­tro an­ti­ter­ro­ris­ta da agên­cia, em Haia.

Ci­tan­do da­dos de um relatório que re­sul­tou de um se­mi­ná­rio com es­pe­ci­a­lis­tas dos 28 da UE e re­a­li­za­do três se­ma­nas de­pois dos ata­ques de no­vem­bro em Pa­ris, Rob Wain­wright no­tou que os ata­ques de­vem con­cen­trar-se em al­vos ci­vis, “pe­lo im­pac­to que ge­ram”.

O res­pon­sá­vel no­tou a pos­si­bi­li­da­de de o gru­po po­der re­a­li­zar “ata­ques com­ple­xos e bem co­or­de­na­dos” em qual­quer par­te do mun­do, gra­ças a com­ba­ten­tes lo­cais que co­nhe­cem bem o ter­re­no.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.