Fes­ti­val Ki­no co­me­ça ho­je em Lisboa e es­te ano che­ga a Coim­bra e ao Por­to

7ª ar­te. Co­me­ça ho­je, em Lisboa, a 13ª edi­ção do KI­NO – Mos­tra de Ci­ne­ma de Ex­pres­são Ale­mã. Edi­ção des­te ano tem ini­ci­a­ti­vas agen­da­das pa­ra Coim­bra e Por­to.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

A ses­são de aber­tu­ra tem lu­gar ho­je com “As Men­ti­ras dos Ven­ce­do­res”, um fil­me de Ch­ris­toph Ho­chhäus­ler que se­rá exi­bi­do a par­tir das 21h no Ci­ne­ma São Jor­ge. Em Lisboa, o KI­NO te­rá ain­da exi­bi­ções na Ci­ne­ma­te­ca e tam­bém no Go­ethe-Ins­ti­tut, que or­ga­ni­za, pe­la 13.ª vez, es­te even­to que, atra­vés do ci­ne­ma e de uma se­le­ção de cur­tas e lon­gas-me­tra­gens, en­tre a fic­ção e o do­cu­men­tá­rio, pro­cu­ra es­pe­lhar as ten­dên­ci­as mais con­tem­po- râ­ne­as da ci­ne­ma­to­gra­fia cri­a­da e re­a­li­za­da em ex­pres­são ale­mã.

A agen­da em Lisboa pro­lon­ga-se até 4 de fe­ve­rei­ro, mas, de quin­ta-fei­ra a sá­ba­do, acon­te­ce­rá em si­mul­tâ­neo no Te­a­tro Aca­dé­mi­co Gil Vi­cen­te, em Coim­bra; e ain­da, sá­ba­do e do­min­go, na Fun­da­ção Ser­ral­ves no Por­to.

Ao to­do se­rão apre­sen­ta­dos 37 fil­mes no 13.º KI­NO – Mos­tra de Ci­ne­ma de Ex­pres­são Ale­mã, en­tre os quais 30 fil­mes são ale­mães, três aus­tría­cos, três suí­ços e um lu­xem­bur­guês – es­te ano, ha­ve­rá ain­da um fo­co es­pe­ci­al nos tra­ba­lhos de jo­vens ta­len­tos da re­a­li­za­ção com uma sec­ção de­di­ca­da a No­vas Pers­pe­ti­vas.

Da pro­gra­ma­ção, que po­de ser con­sul­ta­da em www.go­ethe.de/por

tu­gal/ki­no, sal­tam à vis­ta três fil­mes que fo­ram ga­lar­do­a­dos na mais re­cen­te Ga­la de Pré­mi­os do Ci­ne­ma Austríaco: na ca­te­go­ria de Me­lhor Do­cu­men­tá­rio, “Lam­pe­du­sa no In­ver­no”, de Ja­kob Bros­s­mann; “Pon­to Sem Re­tor­no”, de Christian Fros­ch, le­vou pa­ra ca­sa o pré­mio de Me­lhor Ar­gu­men­to; e ain­da “Su­per­mun­do”, o fil­me de en­cer­ra­men­to, de Karl Mar­ko­vics (que es­ta­rá pre­sen­te em Por­tu­gal), que ar­re­ca­dou o ga­lar­dão pa­ra Me­lhor Atriz (Ul­ri­ke Beim­pold).

MAR­TIN MEN­KE

O fil­me de aber­tu­ra do KI­NO, “As Men­ti­ras dos Ven­ce­do­res”, con­ta com a par­ti­ci­pa­ção da atriz ber­li­nen­se Li­lith Stan­gen­berg no pa­pel de uma jor­na­lis­ta es­ta­giá­ria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.