For­ças na­vais ru­mo ao Egeu

NATO. O agru­pa­men­to na­val da ali­an­ça Atlân­ti­ca que se en­con­tra no Me­di­ter­râ­neo vai des­lo­car-se pa­ra o mar Egeu, dan­do iní­cio às mis­sões de vi­gi­lân­cia e sal­va­men­to de re­fu­gi­a­dos.

Metro Portugal (Lisbon) - - MUNDO -

Jens Stol­ten­berg, se­cre­tá­rio-ge­ral da NATO, es­pe­ci­fi­cou que se­rá o agru­pa­men­to na­val per­ma­nen­te nú­me­ro dois da Ali­an­ça Atlân­ti­ca a des­lo­car-se pa­ra o mar Egeu, a pe­di­do dos go­ver­nos de Tur­quia, Gré­cia e Ale­ma­nha. “Con­cor­dá­mos que a NATO vai dar apoio na crise dos imi­gran­tes e dos re­fu­gi­a­dos”, dis­se Stol­ten­berg du­ran­te a con­fe­rên­cia de imprensa, no fi­nal da reu­nião dos mi­nis­tros da De­fe­sa dos paí­ses que com­põem a or­ga­ni­za­ção e que de­cor­reu em Bru­xe­las.

O se­cre­tá­rio-ge­ral da NATO acres­cen­tou que os na­vi­os da Ali­an­ça Atlân­ti­ca que se en­con­tram no Me­di­ter­râ­neo, nes­te mo­men­to sob co- man­do ale­mão, vão ope­rar em co­or­de­na­ção com em­bar­ca­ções mi­li­ta­res gre­gas e tur­cas as­sim e com os mei­os da Fron­tex, a agên­cia que con­tro­la as fron­tei­ras da UE.

No mes­mo dia, a Gré­cia dis­se es­tar a exa­mi­nar “a pos­si­bi­li­da­de de de­cla­rar a Tur­quia co­mo país ter­cei­ro se­gu­ro”, o que per­mi­ti­ria o re­en­vio dos re­que­ren­tes de asi­lo que de­sem­bar­cam no seu ter­ri­tó­rio pro­ve­ni­en­tes das cos­tas tur­cas, re­fe­riu fon­te ofi­ci­al gre­ga. “Ain­da não foi to­ma­da qual­quer de­ci­são”, mas “es­tá a ser exa­mi­na­do”, afir­mou o mes­mo res­pon­sá­vel, ci­ta­do pe­la AFP, re­fe­rin­do-se a uma op­ção que tam­bém es­ta­ria a ser ad­mi­ti­da pe­la UE.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.