Si­tu­a­ção agra­va-se com en­vol­vi­men­to ca­da vez mai­or de ato­res ex­ter­nos

Sí­ria. A Fran­ça pe­diu on­tem o “fim ime­di­a­to dos bom­bar­de­a­men­tos”: os da Tur­quia con­tra as po­si­ções cur­das e a ofen­si­va lan­ça­da por Da­mas­co e pe­los seus ali­a­dos em to­do o país.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Fran­ça pe­de “fim ime­di­a­to dos bom­bar­de­a­men­tos” da Tur­quia con­tra po­si­ções cur­das e da ofen­si­va do re­gi­me de Da­mas­co e ali­a­dos em to­do o país. Ma­no­bras mi­li­ta­res de 20 paí­ses no nor­te da Ará­bia Sau­di­ta com ob­je­ti­vo de “pre­ser­var a se­gu­ran­ça da re­gião”

“A pri­o­ri­da­de ab­so­lu­ta é a apli­ca­ção da de­cla­ra­ção de Mu­ni­que [pro­pos­ta in­ter­na­ci­o­nal pa­ra um ces­sar-fo­go na Sí­ria] e da re­so­lu­ção 2254 do Con­se­lho de Se­gu­ran­ça das Na­ções Uni­das [que pre­vê o iní­cio de ne­go­ci­a­ções de paz in­tra-sí­ri­as], e a lu­ta con­tra o Da­esh”, diz o Mi­nis­té­rio fran­cês dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros.

As gran­des po­tên­ci­as in­ter­na­ci­o­nais en­vol­vi­das no dos­siê sí­rio, no­me­a­da­men­te a Rús­sia (ali­a­da do re­gi­me) e os EUA (apoi­an­tes da opo­si­ção mo­de­ra­da sí­ria), acor­da­ram na quin­ta-fei­ra na ci­da­de ale­mã uma tré­gua na Sí­ria den­tro de uma semana. Mas a si­tu­a­ção no ter­re­no agra­va-se to­dos os di­as e es­tá ca­da vez mais mar­ca­da pe­lo en­vol­vi­men­to de ato­res ex­ter­nos. Pe­lo se­gun­do dia con­se­cu­ti­vo, o exér­ci­to tur­co bom­bar­de­ou as po­si­ções cur­das na re­gião nor­te da Sí­ria. Os EUA, ali­a­dos da Tur­quia na NATO, já con­de­na­ram es­tes bom­bar­de­a­men­tos.

Só que, dis­se on­tem o pri­mei­ro-mi­nis­tro tur­co, a Tur­quia vai con­ti­nu­ar a com­ba­ter os cur­dos na Sí­ria. Ah­met Da­vu­to­glu afir­mou que es­tes con­quis­ta­ram ter­ri­tó­rio com apoio aé­reo da Rús­sia. An­ca­ra te­me que os cur­dos, que já con­tro­lam uma gran­de par­te do nor­te da Sí­ria, alar­guem a sua área de in­fluên­cia na fron­tei­ra com a Tur­quia e avi­sou que não vai fi­car de “bra­ços cru­za­dos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.