Hos­pi­tais e es­co­la sob fo­go

Sí­ria. Ata­ques com mís­seis a hos­pi­tais e es­co­las no nor­te do país dei­xam ví­ti­mas mor­tais, avan­ça a ONU. Si­tu­a­ção no país es­tá ca­da vez mais pe­ri­go­sa e con­fu­sa.

Metro Portugal (Lisbon) - - FOCUS - LUÍS CAR­MO

Meia cen­te­na de pes­so­as mor­re­ram em Ale­po, no nor­te da Sí­ria

Os bom­bar­de­a­men­tos de on­tem no nor­te da Sí­ria vol­ta­ram a fa­zer ví­ti­mas mor­tais. A Reu­ters avan­ça com pe­los me­nos 23 mor­tos nos ata­ques a três hos­pi­tais e uma es­co­la. Já um ata­que aé­reo, tu­do in­di­ca da avi­a­ção rus­sa, na ci­da­de de Ma­rat Nu­man a um hos­pi­tal apoi­a­do pe­los Mé­di­cos Sem Fron­tei­ras, fez pe­lo me­nos se­te mor­tos, re­ve­lou o Ob­ser­va­tó­rio Sí­rio dos Di­rei­tos Hu­ma­nos. Ao fim do dia, a ONU avan­çou com mais de 50 mor­tos, ví­ti­mas dos ata­ques.

A si­tu­a­ção no ter­re­no é ca­tas­tró­fi­ca, pe­ri­go­sa e con­fu­sa. O exér­ci­to sí­rio, com a aju­da dos rus­sos, ten­ta re­con­quis­tar Ale­po, a se­gun­da mai­or ci­da­de sí­ria, con­tro­la­da pe­los re­bel- des, que se opõem ao re­gi­me de Bashar al-As­sad.

As for­ças cur­das tam­bém es­tão a avan­çar na pro­vín­cia de Ale­po, com o ob­je­ti­vo de unir as re­giões que con­tro­lam e ob­ter uma re­gião au­tó­no­ma, co­mo no Ira­que. Os EUA apoi­am os cur­dos, que con­si­de­ram a me­lhor de­fe­sa con­tra as po­si­ções do Da­esh (au­to­pro­cla­ma­do Es­ta­do Is­lâ­mi­co). A Rús­sia tam­bém é ali­a­da dos cur­dos e on­tem cri­ti­cou os ata­ques de An­ca­ra às for­ças cur­das.

A Tur­quia (que, re­cor­de-se, per­ten­ce à NATO) não es­tá in­te­res­sa­da em ver os cur­dos con­quis­tar ter­ri­tó­rio sí­rio per­to da sua fron­tei­ra e há di­as que com­ba­te os cur­dos. An­ca­ra con­si­de­ra os cur­dos do PKK, en­tre ou­tros, or­ga­ni­za­ções ter­ro­ris­tas e o pri­mei­ro-mi­nis­tro tur­co, Ah­met Da­vu­to­glu, acu­sou on­tem, na Ucrâ­nia, a Rús­sia de agir na Sí­ria “co­mo uma or­ga­ni­za­ção ter­ro­ris­ta”.

EPA

Ale­po é o pal­co prin­ci­pal de vá­ri­os ata­ques. A si­tu­a­ção hu­ma­ni­tá­ria na re­gião e no país é ca­tas­tró­fi­ca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.