263 M€ pa­ra 1.426 pro­je­tos

Um ano após o lan­ça­men­to dos pri­mei­ros con­cur­sos, o pro­gra­ma Nor­te 2020 já viu apro­va­dos mais de 1.400 pro­je­tos apre­sen­ta­dos por em­pre­sas nor­te­nhas.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Pro­gra­ma Nor­te 2020 com es­pe­ci­al in­ci­dên­cia no gran­de Por­to

Es­tas em­pre­sas te­rão, as­sim, aces­so a 263 mi­lhões de fun­dos co­mu­ni­tá­ri­os: “O pro­gra­ma as­se­gu­rou a apli­ca­ção de fun­dos da União Eu­ro­peia (UE) na or­dem dos 263 mi­lhões de eu­ros no con­tex­to dos in­cen­ti­vos às em­pre­sas e dos ins­tru­men­tos fi­nan­cei­ros”, in­di­ca a Co­mis­são de Co­or­de­na­ção e De­sen­vol­vi­men­to Re­gi­o­nal do Nor­te (CCDR-N) na sua pá­gi­na des­ti­na­da ao pro­gra­ma ope­ra­ci­o­nal. Es­te or­ga­nis­mo, que ge­re os fun­dos do Nor­te 2020, ex­pli­ca ain­da que os 263 mi­lhões de eu­ros cor­res­pon­dem a 1.426 pro­je­tos apro­va­dos “que se com­pro­me­tem a in­ves­tir cer­ca de 500 mi­lhões de eu­ros na Re­gião do Nor­te”.

“O gros­so do in­ves­ti­men­to cor­res­pon­de a ações de mo­der­ni­za­ção de pro­ces­sos de pro­du­ção, im­ple­men­ta­ção de sis­te­mas de cer­ti­fi­ca­ção de qua­li­da­de nas em­pre­sas, cri­a­ção ou ges­tão de mar­cas e ini­ci­a­ti­vas de in­ter­na­ci­o­na­li­za­ção de pe­que­nas e mé­di­as em­pre­sas”, acres­cen­ta a CCDR-N, que des­ta­ca tam­bém um “vo­lu­me de in­ves­ti­men­to mui­to ex­pres­si­vo” re­la­ti­vo a pro­je­tos de am­pli­a­ção ou cons­tru­ção de no­vas fá­bri­cas.

Se­gun­do os úl­ti­mos da­dos atu­a­li­za­dos, a Área Me­tro­po­li­ta­na do Por­to é que a mais pro­je­tos tem apro­va­dos: 809 ini­ci­a­ti­vas (187 das quais do con­ce­lho do Por­to e 92 em Gaia).

JOÃO FER­RÃO

Área Me­tro­po­li­ta­na do Por­to tem 809 pro­je­tos apro­va­dos – cor­res­pon­dem a fi­nan­ci­a­men­to de 107,7 mi­lhões de eu­ros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.