Tu­ris­ta man­tém mé­dia de des­pe­sas no Nor­te

O tu­ris­ta que em 2015 vi­si­tou o Por­to e o Nor­te gas­tou os mes­mos 68 eu­ros/noi­te que já gas­ta­ra em 2014, con­clui um es­tu­do. Dos EUA veio quem mais con­su­miu.

Metro Portugal (Lisbon) - - NACIONAL -

Com 122 eu­ros con­su­mi­dos por noi­te, o tu­ris­ta nor­te-ame­ri­ca­no li­de­ra es­ta lis­ta, se­gui­do do bra­si­lei­ro e do ita­li­a­no. No pla­no opos­to, com os con­su­mos uni­tá­ri­os mais mo­des­tos, en­con­tra-se o tu­ris­ta lu­xem­bur­guês, o suí­ço, o bel­ga e o fran­cês – con­tu­do é de salientar que, nes­tes qua­tro mer­ca­dos, pe­sa o fa­tor seg­men­to de vi­si­ta a fa­mi­li­a­res/ami­gos.

De acor­do com as con­clu­sões do tra­ba­lho – de­sen­vol­vi­do pe­lo Ins­ti­tu­to de Pla­ne­a­men­to e De­sen­vol­vi­men­to do Tu­ris­mo, em parceria com o Tu­ris­mo do Por­to e Nor­te de Por­tu­gal e o Ae­ro­por­to do Por­to –-, glo­bal­men­te, em 2015, o gas­to mé­dio por tu­ris­ta na vi­si­ta à ci­da­de do Por­to e Nor­te de Por­tu­gal (PNP) foi de 447 eu­ros.

Re­ve­la es­te relatório que 37% dos tu­ris­tas vi­a­ja­ram pa­ra a re­gião pa­ra vi­si­tar fa­mi­li­a­res e ami­gos; 36% por mo­ti­vo de fé­ri­as; e 25% em ne­gó­ci­os. Os que se des­lo­ca­ram em fé­ri­as fi­ze­ram-no em short-bre­aks [vi­a­gens cur­tas] e des­ta­ca­ram des­can­so, gas­tro­no­mia e vi­nhos co­mo os prin­ci­pais atri­bu­tos de Por­to e Nor­te.

Con­clui-se ain­da que 89% de­cla­ra­ram não ter pon­de­ra­do ou­tros des­ti­nos quan­do de­ci­di­ram fa­zer fé­ri­as na re­gião nor­te­nha e que os que o fi­ze­ram pon­de­ra­ram Es­pa­nha, Fran­ça e Itá­lia. Se op­ta­ram por Por­tu­gal, foi “de­vi­do aos pre­ços e à cu­ri­o­si­da­de”.

DR

Com ida­des en­tre os 26 e os 50, 64% dos que vi­si­ta­ram o Por­to e o Nor­te em 2015 eram ca­sa­dos ou vi­vi­am em união de fac­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.