Triun­fo de Yo­ne­bayashi

O fil­me “Me­mó­ri­as de Mar­nie”, do ja­po­nês Hi­ro­ma­sa Yo­ne­bayashi, foi o ven­ce­dor do Gran­de Pré­mio Mons­tra do Fes­ti­val de Ani­ma­ção de Lisboa 2016.

Metro Portugal (Lisbon) - - CULTO - AGÊN­CIA LU­SA

O pal­ma­rés do fes­ti­val, que ter­mi­nou on­tem, foi anun­ci­a­do sá­ba­do à noi­te no Ci­ne­ma São Jor­ge. O fil­me ven­ce­dor do Gran­de Pré­mio “mos­tra a na­tu­re­za dos la­ços hu­ma­nos, com um uso in­te­li­gen­te do tem­po, um rit­mo da na­tu­re­za que nos con­duz pa­ra a har­mo­nia”, dis­se o jú­ri.

O fil­me por­tu­guês “Amé­lia & Du­ar­te”, de Ali­ce Gui­ma­rães e Mó­ni- ca San­tos, foi pre­mi­a­do com o Me­lhor Fil­me Por­tu­guês – Pré­mio SPA – Vas­co Gran­ja.

Na com­pe­ti­ção das lon­gas-me­tra­gens, o jú­ri foi com­pos­to por An­drea Ba­sí­lio, Aron Gau­der, Maitt La­as, Nu­no Sa­rai­va e Pi­er­re Yves Dra­pe­au. Quan­to a “Amé­lia & Du­ar­te”, o jú­ri co­men­tou: “Atra­vés do uso ima­gi­na­ti­vo da téc­ni­ca de pi­xi­la­ção, es­te ma­ra­vi­lho­so fil­me cap­ta as emo­ções de um amor fa­lha­do.”

“Es­ti­lha­ços”, o mais re­cen­te fil­me do por­tu­guês Jo­sé Miguel Ri­bei­ro, que te­ve a sua es­treia mun­di­al nes­ta edi­ção da Mons­tra, foi pre­mi­a­do com o Pré­mio do Pú­bli­co na com­pe­ti­ção por­tu­gue­sa, e Me­lhor Cur­ta-Me­tra­gem Por­tu­gue­sa, na sec­ção cur­tas-me­tra­gens.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.