Fes­ti­val de des­por­tos de on­das na Caparica

Mais de 700 atle­tas mar­cam pre­sen­ça a par­tir de ho­je na edi­ção 2016 do Caparica Pri­ma­ve­ra Surf Fest, um fes­ti­val de­di­ca­do aos des­por­tos de on­das e não só. Além do desporto, há ain­da es­pa­ço pa­ra a música e ci­ne­ma. Even­to.

Metro Portugal (Lisbon) - - FOCUS - PATRÍCIA TADEIA

A par­tir de ho­je e até 26 de mar­ço, a Praia do Pa­raí­so na Cos­ta da Caparica en­che-se de aman­tes de surf, body­bo­ard, long­bo­ard, wind­surf, ki­te­surf, kayak­surf, stand up pad­dle (SUP), body­surf e ain­da ska­te, ci­ne­ma e música. “Pre­ten­de­mos ter um fes­ti­val de on­das do me­lhor que se po­de fa­zer nes­te con­ce­lho e mos­trar por­que é que a Cos­ta da Caparica é um pal­co de ex­ce­lên­cia pa­ra es­tes des­por­tos”, afir­ma Miguel Iná­cio, res­pon­sá­vel pe­la pro­du­ção des­por­ti­va do Caparica Pri­ma­ve­ra Surf Fest.

Na ver­ten­te com­pe­ti­ti­va, os des­ta­ques vão pa­ra a 2.ª eta­pa do Na­ci­o­nal de Body­bo­ard já es­te fim de semana; ou ain­da pa­ra a 4.ª eta­pa do Re­gi­o­nal de Surf Esperanças da Gran­de Lisboa, os Na­ci­o­nais de Long­bo­ard e SUP (va­ri­an­te on­das); mas, so­bre­tu­do, pa­ra a eta­pa do Ju­ni­or Qua­lifying Se­ri­es da World Sur­fing Le­a­gue (WSL) – es­ta pro­va, mais co­nhe­ci­da co­mo Pro Ju­ni­or Eu­ro­peu e que, em 2015, con­sa­grou co­mo cam­peões os por­tu­gue­ses Te­re­sa Bon­va­lot e Miguel Blan­co, traz à Caparica, en­tre 23 e 26 de mar­ço, al­guns dos me­lho­res sur­fis­tas ju­ni­o­res do Mun­do.

Mas, nem só de com­pe­ti­ção se faz o Caparica Pri­ma­ve­ra Surf Fest: além das pro­vas “mais sé­ri­as”, ha­ve­rá exi­bi­ções e workshops de wind­surf e body­surf, pa­ra mos­trar o que de me­lhor se faz nes­tas mo­da­li­da­des, mas tam­bém pa­ra as dar a ex­pe­ri­men­tar aos mais cu­ri­o­sos e po­ten­ci­ais ini­ci­an­tes. Es­tão ain­da mar­ca­das na agen­da al­gu­mas “ex- pres­si­ons ses­si­ons” (pro­vas que ele­gem a me­lhor ma­no­bra dos sur­fis­tas com­pe­ti­do­res) de kayak­surf e ki­te­surf – es­ta úl­ti­ma vai con­tar com a pre­sen­ça da ex-cam­peã do mun­do, Inês Cor­reia.

Ain­da no me­nu cons­tam uma ba­ta­lha de ‘stand up pad­dle’, a “Bat­tle SUP”, e um En­con­tro Na­ci­o­nal de Desporto Es­co­lar que se re­a­li­za pe­lo 2.º ano con­se­cu­ti­vo. Es­te even­to reú­ne par­ti­ci­pan­tes de no­ve Cen­tros de For­ma­ção de Surf do Des- por­to Es­co­lar ( Vi­a­na do Cas­te­lo, Ma­to­si­nhos, Fi­guei­ra da Foz, Pe­ni­che, Eri­cei­ra, S. Pe­dro do Es­to­ril, Caparica, Por­ti­mão e Sil­ves), num to­tal de 72 atle­tas em pro­va e no­ve juí­zes (tam­bém alu­nos do DE).

“As mo­da­li­da­des/es­ca­lões em com­pe­ti­ção são Surf Mas­cu­li­no (In­fan­tis, Ini­ci­a­dos e Ju­ve­nis), Surf Fe­mi­ni­no (Open – sem es­ca­lão) e Body­bo­ard (Mis­to e sem es­ca­lão)”, ex­pli­cou ao me­tro Car­los Mi­lho, da or­ga­ni­za­ção.

FO­TOS: GON­ÇA­LO SIL­VA

Além do desporto, ha­ve­rá música, ar­tes ur­ba­nas e ci­ne­ma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.