Apro­va­do após 135 al­te­ra­ções

OE2016. O Par­la­men­to apro­vou on­tem o Or­ça­men­to do Es­ta­do pa­ra 2016 (OE2016), com os vo­tos fa­vo­rá­veis de PS, BE, PCP e PEV, a abs­ten­ção do PAN e os vo­tos con­tra de PSD e CDS-PP.

Metro Portugal (Lisbon) - - JORNAL -

De­pois de al­gu­mas se­ma­nas de dis­cus­são na es­pe­ci­a­li­da­de, o OE2016 foi apro­va­do on­tem com 135 al­te­ra­ções à pro­pos­ta ini­ci­al do Go­ver­no PS. O OE2016 foi as­sim apro­va­do com 229 de­pu­ta­dos pre­sen­tes, dis­se o pre­si­den­te da As­sem­bleia da Re­pú­bli­ca, Edu­ar­do Fer­ro Ro­dri­gues.

En­tre as prin­ci­pais me­di­das pre­vis­tas pa­ra 2016 es­tão a re­po­si­ção gra­du­al dos sa­lá­ri­os da fun­ção pú­bli­ca ao lon­go do ano e a re­du­ção da so­bre­ta­xa em se­de de IRS, me­di­das atra­vés das quais o Go­ver­no já es­tá a de­vol­ver par­te dos ren­di­men­tos que as fa­mí­li­as per­de­ram du­ran­te o pe­río­do do res­ga­te. No en­tan­to, o do­cu­men­to pre­vê igual­men­te au­men­tos de im­pos­tos in­di­re­tos, no­me­a­da­men­te so­bre Veí­cu­los (ISV), so­bre Pro­du­tos Pe­tro­lí­fe­ros (ISP), em seis cên­ti­mos, na ga­so­li­na e no ga­só­leo, so­bre o Ta­ba­co (IT) e so­bre as Be­bi­das Al­coó­li­cas (IABA).

Em re­a­ção, o mi­nis­tro das Fi­nan­ças de­fen­deu que es­te “é o or­ça­men­to que faz fal­ta”, re­co­nhe­cen­do que, ape­sar das “res­tri­ções” exis­ten­tes, o Go­ver­no apre­sen­ta “uma al­ter­na­ti­va res­pon­sá­vel”. Má­rio Cen­te­no su­bli­nhou que “Por­tu­gal es­te­ve su­jei­to ao lon­go dos úl­ti­mos anos a me­di­das de aus­te­ri­da­de ce­ga” e re­fe­riu-se tam­bém às “ações e omis­sões do an­te­ri­or Go­ver­no” que não per­mi­ti­ram que o País fi­cas­se com um dé­fi­ce orçamental abai­xo dos 3% em 2015 e, as­sim, saís­se do Pro­ce­di­men­to dos Dé­fi­ces Ex­ces­si­vos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.