Ir ao psi­có­lo­go é uma mor­do­mia

Saú­de. Um inqué­ri­to da De­co con­clui que a mai­o­ria dos con­sul­tó­ri­os não tem acor­dos que per­mi­tam des­con­tos no pre­ço.

Metro Portugal (Lisbon) - - JORNAL -

Um inqué­ri­to da De­co so­bre o pre­ço das con­sul­tas de psi­co­lo­gia re­ve­lou que o aces­so a es­ta es­pe­ci­a­li­da­de é “um lu­xo” pa­ra a mai­o­ria dos por­tu­gue­ses, que pa­gam, em mé­dia, €55 por con­sul­ta no se­tor pri­va­do. “A ine­xis­tên­cia de res­pos­ta pú­bli­ca e o pre­ço, pa­ra mui­tos, proi­bi­ti­vo da al­ter­na­ti­va pri­va­da” são as prin­ci­pais con­clu­sões do inqué­ri­to pu­bli­ca­do na re­vis­ta Tes­te Saú­de. Se­gun­do a De­co, tra­ta-se de um pro­ble­ma a que o Sis­te­ma Na­ci­o­nal de Saú­de não con­se­gue dar “res­pos­ta efi­caz” de­vi­do a pro­ble­mas de or­ga­ni­za­ção, fi­nan­ci­a­men­to e fal­ta de re­cur­sos: atu­al­men­te, um psi­có­lo­go ser­ve 18 mil uten­tes – or­ga­ni­za­ções de saú­de re­co­men­dam um pa­ra cin­co mil.

JOÃO COR­TE­SÃO/CM

Mais de um quin­to dos por­tu­gue­ses so­fre de per­tur­ba­ções men­tais, va­lor ape­nas su­plan­ta­do, na Eu­ro­pa, pe­la Ir­lan­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.