Por­tu­gue­ses em Hong Kong

7ª ar­te. “Vi­si­ta ou Me­mó­ri­as e Con­fis­sões”, de Ma­no­el de Oli­vei­ra, “As Mil e Uma Noi­tes”, de Miguel Go­mes, “Car­tas da Guer­ra”, de Ivo Ferreira, e “Ba­la­da de Um Ba­trá­quio”, de Le­o­nor Teles, in­te­gram o Fes­ti­val In­ter­na­ci­o­nal de Ci­ne­ma de Hong Kong.

Metro Portugal (Lisbon) - - CULTO - LU­SA

Es­te é mais um mo­men­to al­to pa­ra o fil­me de Le­o­nor Teles que, de­pois de ven­cer a com­pe­ti­ção de cur­tas-me­tra­gens no fes­ti­val de ci­ne­ma de Ber­lim, no mês pas­sa­do, es­ta­rá ago­ra na sec­ção de cur­tas-me­tra­gens do Fes­ti­val In­ter­na­ci­o­nal de Ci­ne­ma de Hong Kong. O fil­me ex­põe com­por­ta­men­tos xe­nó­fo­bos em re­la­ção a mem­bros da et­nia ci­ga­na em Por­tu­gal, abor­dan­do a prá­ti­ca de co­lo­car sa­pos de ce­râ­mi­ca em lo­jas, ca­fés e res­tau­ran­tes pa­ra afas­tar os ci­ga­nos, que têm vá­ri­as su­pers­ti­ções li­ga­das ao ani­mal.

Se­gun­do Le­o­nor Teles, que tem raí­zes ci­ga­nas por par­te do pai, o fil­me “não apre­sen­ta só uma pro­ble­má­ti­ca, mas ten­ta, de cer­ta for­ma, com­ba­tê-la”, uma vez que a pró­pria re­a­li­za­do­ra sen­tiu a “ur­gên­cia” de des­truir vá­ri­os des­ses sa­pos em fren­te à câ­ma­ra.

O fes­ti­val ar­ran­ca na se­gun­da-fei­ra e in­te­gra na pro­gra­ma­ção ou­tras obras por­tu­gue­sas: “Vi­si­ta ou Me­mó­ri­as e Con­fis­sões”, de Ma­no­el de Oli­vei­ra, a tri­lo­gia “As Mil e Uma Noi­tes”, de Miguel Go­mes, e “Car­tas da Guer­ra”, de Ivo Ferreira, que in­te­grou a com­pe­ti­ção ofi­ci­al do Fes­ti­val de Ber­lim des­te ano.

In­te­gram ain­da o car­taz de Hong Kong os do­cu­men­tá­ri­os “Os Olhos de An­dré”, pre­mi­a­do no fes­ti­val de ci­ne­ma In­die Lisboa, do re­a­li­za­dor An­tó­nio Bor­ges Cor­reia, e “El­do­ra­do XXI”, uma co­pro­du­ção lu­so-fran­ce­sa, re­a­li­za­da por Sa­lo­mé La­mas. To­dos eles te­rão du­as exi­bi­ções em Hong Kong den­tro da pro­gra­ma­ção do fes­ti­val, que du­ra 15 di­as.

REU­TERS

De­pois de triun­far na com­pe­ti­ção de “cur­tas” da Ber­li­na­le, em Ber­lim, o fil­me de Le­o­nor Teles es­ta­rá em Hong Kong.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.