Dia Mun­di­al da Po­e­sia

Fei­ras do li­vro, re­ci­tais ou es­pe­tá­cu­los são ati­vi­da­des que as­si­na­lam a da­ta

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - ME­TRO

Em Lisboa, a da­ta é ce­le­bra­da na Fei­ra do Li­vro de Po­e­sia no Jar­dim Teó­fi­lo Bra­ga, em Cam­po de Ou­ri­que. Por lá, há li­vros de pe­que­nas e gran­des edi­to­ras e po­e­tas de di­fe­ren­tes ge­ra­ções. O ob­je­ti­vo é apro­xi­mar es­cri­to­res e lei­to­res, po­e­tas e mo­ra­do­res do bair­ro. Es­ta é uma ini­ci­a­ti­va da Ca­sa Fer­nan­do Pes­soa, da Jun­ta de Fre­gue­sia de Cam­po de Ou­ri­que e da Li­vra­ria LER.

Tam­bém no Mon­ti­jo a po­e­sia vai an­dar à sol­ta. Ho­je, há “Po­e­sia en­tre Mar­gens”, uma ação con­jun­ta da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal e da Trans­te­jo. Os pas­sa­gei­ros se­rão sur­pre­en­di­dos pe­la lei­tu­ra en­ce­na­da, com acom­pa­nha­men­to mu­si­cal, de po­e­mas de­cla­ma­dos em al­gu­mas das car­rei­ras flu­vi­ais a re­a­li­zar en­tre o Mon­ti­jo e o Cais do So­dré.

Em Por­ta­le­gre, uma ini­ci­a­ti­va da Fun­da­ção Ina­tel vem ho­me­na­ge­ar o po­e­ta Jo­sé Ré­gio (1901-1960). A par­tir das 16h30, na Pra­ça da Re­pú­bli­ca e no Ca­fé Con­cer­to do Cen­tro de Ar­tes e Es­pe­tá­cu­lo, re­a­li­zam-se ati­vi­da­des em que o pú­bli­co de­ve tra­du­zir a po­e­sia e o co­le­ci­o­nis­mo atra­vés da pin­tu­ra, de­se­nho e es­cri­ta.

Ama­nhã, em Mér­to­la, ce­le­bra-se a da­ta no Ci­ne­te­a­tro, com um es­pe­tá­cu­lo de música e po­e­sia.

Nas Cal­das da Rai­nha, a Bi­bli­o­te­ca Mu­ni­ci­pal re­ce­be na quar­ta-fei­ra à noi­te um re­ci­tal de po­e­sia em que o ator Sin­de Fi­li­pe apre­sen­ta­rá “Meu Amor...”, uma an­to­lo­gia con­ten­do al­guns dos me­lho­res po­e­mas de amor da lín­gua por­tu­gue­sa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.