Veí­cu­los a gás na­tu­ral vão “a la­do ne­nhum”

Trans­por­tes. O au­men­to do uso de gás na­tu­ral em au­to­mó­veis e ca­miões se­rá, em gran­de par­te, ine­fi­caz na re­du­ção das emis­sões e ga­ses com efei­to es­tu­fa, aler­ta a Qu­er­cus.

Metro Portugal (Lisbon) - - GREEN - RAQUEL MA­DU­REI­RA

“Veí­cu­los a Gás Na­tu­ral – A Es­tra­da pa­ra La­do Ne­nhum” é o tí­tu­lo do es­tu­do fei­to pa­ra a Fe­de­ra­ção Eu­ro­peia de Trans­por­tes e Ambiente, da qual a Qu­er­cus faz par­te.

Se­gun­do o do­cu­men­to – adi­an­ta a as­so­ci­a­ção atra­vés de co­mu­ni­ca­do de imprensa en­vi­a­do ao me­tro – “não exis­tem pra­ti­ca­men­te ga­nhos ao ní­vel da re­du­ção de GEE (ga­ses com efei­to es­tu­fa) na uti­li­za­ção de Gás Na­tu­ral Com­pri­mi­do e Li­que­fei­to (GNL) em au­to­mó­veis e ca­miões, em com­pa­ra­ção com o ga­só­leo”. Por ou­tro la­do, acres­cen­ta e ar­gu­men­ta o es­tu­do en­tre­tan­to di­vul­ga­do, “a tran­si­ção pa­ra veí­cu­los hí­bri­dos, elé­tri­cos e a hi­dro­gé­nio traz be­ne­fí­ci­os cli­má­ti­cos mui­to mais re­le­van­tes”.

Se­gun­do os au­to­res do do­cu­men­to, os veí­cu­los mo­vi­dos a GNL não acres­cen­tam ne­nhum be­ne­fí­cio de re­du­ção da po­lui­ção em com­pa­ra­ção com os veí­cu­los a ga­so­li­na. “En­quan­to os car­ros a GNL emi­tem me­nos óxi­dos de azo­to (NOx) do que os mo­to­res a ga­só­leo, a in­tro­du­ção de tes­tes em con­di­ções de con­du­ção re­ais e li­mi­tes de emis­sões mais aper­ta­dos, irá re- du­zir ra­pi­da­men­te a van­ta­gem do gás na­tu­ral em veí­cu­los.”

Os re­sul­ta­dos des­te es­tu­do são co­nhe­ci­dos ao mes­mo tem­po que a Co­mis­são Eu­ro­peia pre­pa­ra uma pro­pos­ta so­bre me­tas de re­du­ção de GEE pa­ra os se­to­res não abran­gi­dos pe­lo Co­mér­cio Eu­ro­peu de Li­cen­ças de Emis­sões e ain­da uma co­mu­ni­ca­ção so­bre a des­car­bo­ni­za­ção do se­tor dos trans­por­tes.

JU­LI­EN BERTRAND

O es­tu­do cons­ta­ta que “os ca­miões a gás não tra­zem ga­nhos na me­lho­ria da qua­li­da­de do ar e re­le­vam-se mais no­ci­vos pa­ra o cli­ma”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.