PMDB ofi­ci­a­li­za “de­sem­bar­que” do go­ver­no li­de­ra­do por Dil­ma Rous­seff

Bra­sil.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - RUI ALE­XAN­DRE CO­E­LHO

Par­ti­do li­de­ra­do por Mi­cha­el Te­mer sai da co­li­ga­ção go­ver­na­men­tal “por acla­ma­ção”. Des­ti­tui­ção da pre­si­den­te ga­nha for­ça na Câmara dos De­pu­ta­dos. Opo­si­ção discute fu­tu­ro exe­cu­ti­vo

Foi “por acla­ma­ção” que o par­ti­do li­de­ra­do por Mi­chel Te­mer “de­sem­bar­cou” da ali­an­ça com o PT, co­mo se diz no Bra­sil, nu­ma cur­ta reu­nião re­a­li­za­da na Câmara dos De­pu­ta­dos, na ca­pi­tal Bra­sí­lia.

Mais de 100 mem­bros do di­re­tó­rio na­ci­o­nal do par­ti­do par­ti­ci­pa­ram na reu­nião. Ou­vi­ram-se gri­tos de “Fo­ra PT” e “Bra­sil pa­ra a fren­te, Te­mer pre­si­den­te”, uma vez anun­ci­a­da a de­ci­são pe­lo se­na­dor Ro­me­ro Ju­cá, vi­ce-pre­si­den­te do PMDB.

Fi­cou apro­va­do que os se­te mi­nis­tros do PMDB que in­te­gram o go­ver­no de­vem de­mi­tir-se. Igual­men­te apro­va­da fi­cou a ins­tau­ra­ção de pro­ces­sos no Con­se­lho de Éti­ca do par­ti­do con­tra qu­em de­ci­dir per­ma­ne­cer nos car­gos.

O anún­cio sur­ge no con­tex­to de uma gra­ve crise política en­fren­ta­da pe­la pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff (PT), na­que­le que é o seu se­gun­do man­da­to co­mo pre­si­den­te do Bra­sil. Dil­ma é al­vo de um pro­ces­so de im­pe­a­ch­ment [des­ti­tui­ção] na Câmara dos De­pu­ta­dos e os vo­tos do PMDB são vis­tos co­mo es­sen­ci­ais na ten­ta­ti­va do go­ver­no de tra­var o pro­ces­so.

A im­pren­sa bra­si­lei­ra tem da­do con­ta de vá­ri­os en­con­tros en­tre ele­men­tos do PMDB e do Par­ti­do da So­ci­al De­mo­cra­cia Bra­si­lei­ra (PSDB), da opo­si­ção, pa­ra dis­cu­tir um pos­sí­vel go­ver­no pós-des­ti­tui­ção, em que Mi­chel Te­mer as­su­mi­ria a pre­si­dên­cia. Um ce­ná­rio que des­de on­tem se tor­na mais ve­ro­sí­mil.

REU­TERS

Ao rom­per com Dil­ma e o PT, Mi­chel Te­mer te­rá no ho­ri­zon­te um lu­gar no pa­lá­cio do Pla­nal­to, co­mo pre­si­den­te do Bra­sil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.