Mís­seis mais im­por­tan­tes

Irão. Aya­tol­lah Ali Kha­me­nei de­fen­de que os mís­seis são mais im­por­tan­tes pa­ra o país do que o diá­lo­go com ou­tros paí­ses. Lí­der su­pre­mo ira­ni­a­no con­tra­diz os mo­de­ra­dos.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - L.C.

Lí­der su­pre­mo ira­ni­a­no de­fen­de que é in­cons­ci­en­te ou trai­dor qu­em pen­sa que di­plo­ma­cia é su­pe­ri­or

Ali Kha­me­nei afir­ma que qu­em pen­sa que a di­plo­ma­cia é mais im­por­tan­te do que cons­truir um bom sis­te­ma de mís­seis ou é in­cons­ci­en­te ou trai­dor. “Se al­guns de nós di­zem que o mun­do de ama­nhã é o das ne­go­ci­a­ções e não o mun­do dos mís­seis, fá-lo in­cons­ci­en­te­men­te, por des­co­nhe­ci­men­to; de ou­tra for­ma é trai­ção”, es­cre­veu o Aya­tol­lah na sua con­ta de Twit­ter.

O lí­der su­pre­mo ira­ni­a­no acres­cen­tou que é im­por­tan­te con­se­guir “ne­go­ci­a­ções, co­mér­cio e tecnologia”, mas não se po­de des­cu­rar a de­fe­sa, pois se as­sim for “até os pe­que­nos paí­ses po­dem ame­a­çar o Irão”.

Es­tes co­men­tá­ri­os pa­re­cem ser di­ri­gi­dos ao ex-pre­si­den­te do Irão Ak­bar Hashe­mi Raf­san­ja­ni, um re­for­ma­dor, que na se­ma­na pas­sa­da afir­mou que “o mun­do do fu­tu­ro é o do diá­lo­go e não o dos mís­seis”.

As de­cla­ra­ções de Kha­me­nei, que tem a úl­ti­ma pa­la­vra em ques­tões de Es­ta­do, sur­gem no dia em que EUA, Fran­ça, Rei­no Uni­do e Alemanha in­for­ma­ram que os re­cen­tes tes­tes com mís­seis ba­lís­ti­cos por par­te do Irão vi­o­la­ram as re­so­lu­ções da ONU. Es­tes qua­tro paí­ses ga­ran­tem que há vá­ri­os mís­seis ira­ni­a­nos com ca­pa­ci­da­de pa­ra trans­por­tar ar­mas nu­cle­a­res e, por is­so, os EUA já im­pu­se­ram no­vas san­ções.

EUA, Fran­ça, Rei­no Uni­do, Alemanha, Rús­sia e Chi­na con­se­gui­ram um acor­do his­tó­ri­co com o Irão so­bre o nu­cle­ar que le­van­tou qua­se to­das as san­ções do país.

REU­TERS

Kha­me­nei diz que o mun­do de ho­je as­se­me­lha-se “a uma sel­va” e ga­ran­te que o tem­po dos mís­seis não es­tá ul­tra­pas­sa­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.