Porto Edi­to­ra e Pau­lo de Morais em guer­ra

Po­lé­mi­ca. Edi­to­ra anun­cia que apre­sen­tou uma quei­xa-cri­me con­tra o ex-can­di­da­to pre­si­den­ci­al ar­gu­men­tan­do um “pre­juí­zo ao bom no­me e re­pu­ta­ção da em­pre­sa”.

Metro Portugal (Lisbon) - - NACIONAL -

Atra­vés de de­cla­ra­ção es­cri­ta, o por­ta-voz da Porto Edi­to­ra, Pau­lo Gonçalves, afir­mou que “em cau­sa es­tão as re­cor­ren­tes de­cla­ra­ções do ex-can­di­da­to à Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca as­so­ci­an­do a edi­to­ra a es­que­mas de cor­rup­ção en­vol­ven­do políticos e de car­te­li­za­ção do mer­ca­do de ma­nu­ais es­co­la­res”.

“A in­dem­ni­za­ção que vi­er a ser de­ci­di­da pe­la Jus­ti­ça irá re­ver­ter, na to­ta­li­da­de, pa­ra ins­ti­tui­ções de so­li­da­ri­e­da­de so­ci­al que atu­em no apoio a alu­nos de con­tex­tos des­fa­vo­re­ci­dos, pro­mo­ven­do a in­clu­são e o su­ces­so es­co­lar”, acres­cen­tou o por­ta-voz da em­pre­sa por­tu­gue­sa. A quei­xa-cri­me foi apre­sen­ta­da já es­te mês no De­par­ta­men­to Cen­tral de Investigação e Ação Pe­nal, en­quan­to uma ação cí­vel foi en­tre­gue no tri­bu­nal da co­mar­ca do Porto.

Em res­pos­ta, Pau­lo de Morais vol­tou on­tem a clas­si­fi­car de “inad­mis­sí­vel” o sis­te­ma de “car­te­li­za­ção de ven­da de li­vros es­co­la­res” em Por­tu­gal, afir­man­do que irá con­ti­nu­ar a de­nun­ci­ar a si­tu­a­ção “en­quan­to não for efe­ti­va­men­te re­sol­vi­da”. “So­bre a ma­té­ria em apre­ço que deu ori­gem à quei­xa, não al­te­ro mi­ni­ma­men­te o que te­nho di­to, que é que as gran­des edi­to­ras de ma­nu­ais es­co­la­res em Por­tu­gal são ver­da­dei­ras san­gues­su­gas das eco­no­mi­as fa­mi­li­a­res, têm um sis­te­ma de car­te­li­za­ção de ven­das de li­vros, os li­vros são ca­rís­si­mos, as fa­mí­li­as ve­em-se e de­se­jam-se pa­ra os con­se­guir pa­gar”, acres­cen­tan­do que “o que acon­te­ce é que as edi­to­ras em Por­tu­gal con­se­guem uma si­tu­a­ção de pri­vi­lé­gio ab­so­lu­to com a co­ni­vên­cia de go­ver­nos, com a co­ni­vên­cia de par­la­men­tos, de for­ma que têm o mer­ca­do com­ple­ta­men­te car­te­li­za­do”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.