Con­ven­to São Fran­cis­co quer ser re­fe­rên­cia

O Con­ven­to São Fran­cis­co, em Coim­bra, vai re­a­brir de­pois de um pe­río­do de obras de re­cu­pe­ra­ção, e pro­me­te tor­nar-se um im­por­tan­te po­lo cul­tu­ral do País.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMERA PÁGINA -

“É um es­pa­ço mai­or do que a ci­da­de”, dis­se à agên­cia Lu­sa o con­sul­tor do equi­pa­men­to ge­ri­do pe­la Câmara de Coim­bra, João Ai­dos. Por is­so, se­rá ne­ces­sá­rio cri­ar “dois a três even­tos-ân­co­ra” por ano, que en­vol­vam a ci­da­de e que per­mi­tam ir “bus­car pú­bli­cos à re­gião e mes­mo ao Porto e a Lis­boa”.

O Con­ven­to São Fran­cis­co apos­ta na cri­a­ção de uma mos­tra de no­vo cir­co, num fes­ti­val de jazz e blu­es e num de ele­tró­ni­ca, apre­sen­tan­do tam­bém a Coim­bra, já no se­gun­do tri­mes­tre, Ma­ria Ri­ta, Ben­ja­min Cle­men­ti­ne e Mi­cha­el Ny­man.

A música ele­tró­ni­ca e o ví­deo se­rão ou­tro fo­co do no­vo equi­pa­men­to com um gran­de au­di­tó­rio de 1.125 lu­ga­res, afir­ma Ai­dos, re­fe­rin­do que quer fa­zer um fes­ti­val “en­tre o Se­mi­bre­ve [em Bra­ga] e o Só­nar [em Bar­ce­lo­na]”. O “res­pon­sá­vel pe­la pro­gra­ma­ção” as­se­gu­ra que pre­ten­de or­ga­ni­zar ci­clos de música con­tem­po­râ­nea e música de câmara, bem co­mo ou­tros pe­que­nos even­tos, co­mo ci­ne­ma ao ar li­vre.

O Con­ven­to São Fran­cis­co – Coim­bra Cul­tu­ra e Con­gres­sos re­ce­beu um in­ves­ti­men­to de 42 mi­lhões de eu­ros e tem um or­ça­men­to “provisório” de 1,5 mi­lhões de eu­ros pa­ra fun­ci­o­na­men­to e pro­gra­ma­ção.

LU­SA

O pre­si­den­te da Câmara de Coim­bra quer ter o Con­ven­to São Fran­cis­co a om­bre­ar com o Cen­tro Cul­tu­ral de Be­lém, em Lis­boa, e Ser­ral­ves, no Porto, ape­sar do or­ça­men­to mais re­du­zi­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.