Pla­no pro­mo­ve a igual­da­de de gé­ne­ro

In­ves­ti­ga­do­res cri­am um guia pa­ra a pro­mo­ção da igual­da­de nas em­pre­sas, des­de o di­ag­nós­ti­co ao pla­no de ação.

Metro Portugal (Lisbon) - - MUNDO I ECONOMIA -

Se­gun­do Sa­ra Fal­cão Ca­sa­ca, co­or­de­na­do­ra do pro­je­to, tra­ta-se de um guia que in­clui três guiões: um de apoio à ela­bo­ra­ção do di­ag­nós­ti­co da em­pre­sa, ou­tro de apoio à ela­bo­ra­ção do pla­no pa­ra a igual­da­de e um re­fe­ren­ci­al de for­ma­ção.

A res­pon­sá­vel ex­pli­ca que os mo­ti­vos pa­ra o ar­ran­que do pro­je­to, que de­mo­rou 15 me­ses a fi­na­li­zar, es­tão di­re­ta­men­te re­la­ci­o­na­dos com a re­a­li­da­de la­bo­ral na­ci­o­nal, em que as mu­lhe­res têm re­mu­ne­ra­ções base 18% in­fe­ri­o­res às dos ho­mens. Quan­to mais es­co­la­ri­za­das são, me­nos as mu­lhe­res ga­nham com­pa­ra­ti­va­men­te com os ho­mens e quan­do têm uma li­cen­ci­a­tu­ra ou um mes­tra­do a di­fe­ren­ça che­ga aos 30%.

Ou­tro fa­tor que mo­ti­vou o pro­je­to tem a ver com a bai­xa pre­sen­ça de mu­lhe­res em car­gos de de­ci­são, no­me­a­da­men­te che­fia e di­re­ção, com as mu­lhe­res a re­pre­sen­ta­rem ape­nas 13% dos mem­bros dos con­se­lhos de ad­mi­nis­tra­ção das mai­o­res em­pre­sas co­ta­das em bol­sa.

123RF

A investigação in­clui tam­bém um pla­no de ação que po­de ser­vir de base às em­pre­sas e que su­ge­re 50 me­di­das.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.