Mu­ni­cí­pi­os fi­cam com a es­co­la­ri­da­de

Educação. As no­vas com­pe­tên­ci­as dos mu­ni­cí­pi­os, que de­ve­rão abran­ger to­da a es­co­la­ri­da­de obri­ga­tó­ria, en­tram em fun­ci­o­na­men­to em 2018.

Metro Portugal (Lisbon) - - SPORT -

As no­vas com­pe­tên­ci­as dos mu­ni­cí­pi­os na área da educação “só de­ve­rão en­trar em fun­ci­o­na­men­to em 2018 e o fi­nan­ci­a­men­to de­ve­rá ser as­se­gu­ra­do pe­la cri­a­ção de um fun­do des­ti­na­do glo­bal­men­te à educação”, anun­ci­ou on­tem o pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal de Mu­ni­cí­pi­os Por­tu­gue­ses (ANMP), Ma­nu­el Ma­cha­do.

“A pers­pe­ti­va que te­mos é que es­te pro­ces­so que es­tá a de­cor­rer”, im­pli­can­do, de­sig­na­da­men­te, a ava­li­a­ção de “ex­pe­ri­ên­ci­as pi­lo­to de­sen­vol­vi­das an­te­ri­or­men­te”, en­tre “efe­ti­va­men­te em vi­gor no ano de 2018, is­to é, a se­guir às elei­ções au­tár­qui­cas” de 2017.

A trans­fe­rên­cia de com­pe­tên­ci­as de­ve­rá “es­ten­der-se a to­da a es­co­la­ri­da­de obri­ga­tó­ria e na área dos edi­fí­ci­os es­co­la­res, do pessoal não do­cen­te, das ati­vi­da­des de en­ri­que­ci­men­to cur­ri­cu­lar, das re­fei­ções e trans­por­tes es­co­la­res” e da “com­po­nen­te de apoio à família e ação so­ci­al es­co­lar”, adi­an­tou Ma­nu­el Ma­cha­do.

Os edi­fí­ci­os es­co­la­res se­rão sub­me­ti­dos, pa­ra pas­sa­rem pa­ra o do­mí­nio mu­ni­ci­pal, a “uma ava­li­a­ção pré­via, pa­ra ave­ri­gua­ção do seu es­ta­do de con­ser­va­ção, de mo­do a que o fi­nan­ci­a­men­to se­ja ade­qua­do às ne­ces­si­da­des efe­ti­vas”, ex­pli­ci­tou o pre­si­den­te da ANMP.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.