Cri­an­ças vão en­si­nar os pais

Saú­de. So­ci­e­da­de Por­tu­gue­sa de Car­di­o­lo­gia (SPC) lan­ça o pro­je­to “De fi­lhos pa­ra pais”, des­ti­na­do a cri­an­ças do en­si­no bá­si­co, pa­ra aler­tar pa­ra a pre­ven­ção da saú­de car­di­o­vas­cu­lar.

Metro Portugal (Lisbon) - - NACIONAL - R.M.

O pro­je­to con­sis­te num workshop in­te­ra­ti­vo, re­a­li­za­do por car­di­o­lo­gis­tas e fi­si­o­lo­gis­tas de exer­cí­cio, so­bre do­en­ça car­di­o­vas­cu­lar e fa­to­res de ris­co, com apre­sen­ta­ção de ima­gens e con­cei­tos que in­clu­em te­mas co­mo o ta­ba­gis­mo, a ali­men­ta­ção sau­dá­vel, a obe­si­da­de, o exer­cí­cio e o se­den­ta­ris­mo.

Com a abor­da­gem des­tes te­mas, a SPC “vi­sa não só aler­tar pa­ra o ris­co e me­di­das de pre­ven­ção car­di­o­vas­cu­lar nu­ma ida­de mui­to jo­vem co­mo tam­bém con­se­guir, atra­vés dos fi­lhos, pas­sar a men­sa­gem da pre­ven­ção aos pais”.

A SPC “es­pe­ra com es­te pro­je­to que os mais no­vos sir­vam de ins­pi­ra­ção e exem­plo aos pais e, ao mes­mo tem­po, cri­em eles pró­pri­os há­bi­tos de vi­da sau­dá­veis”, com o ob­je­ti­vo de re­du­zir a ele­va­da mor­ta­li­da­de na do­en­ça coronária, a mai­or cau­sa de mor­te na Eu­ro­pa.

As es­co­las po­dem so­li­ci­tar à SPC a re­a­li­za­ção des­te workshop em qual­quer al­tu­ra do ano. Os pro­fes­so­res as­sis­tem e apoi­am as ses­sões, com­ple­men­tan­do pos­te­ri­or­men­te a in­for­ma­ção trans­mi­ti­da.

A im­por­tân­cia da edu­ca­ção pa­ra a saú­de car­di­o­vas­cu­lar é um dos te­mas que es­ta­rão em des­ta­que no Con­gres­so Por­tu­guês de Car­di­o­lo­gia 2016, de 23 a 25 de abril, no Ti­vo­li Ma­ri­na Ho­tel, em Vi­la­mou­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.