Uni­ver­sa­li­za­ção do en­si­no pré-es­co­lar

Na­ci­o­nal. Go­ver­no anun­cia alar­ga­men­to pa­ra cri­an­ças de qua­tro anos até 2018 e de­pois pa­ra as de três até 2020. Frequên­cia “de cri­an­ças no en­si­no pré-es­co­lar é es­ti­mu­la­do­ra de per­cur­sos es­co­la­res com mai­or su­ces­so”, jus­ti­fi­ca mi­nis­tro

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Até 2018, o en­si­no pré-es­co­lar vai abran­ger as cri­an­ças de qua­tro anos de ida­de e se­rá pre­pa­ra­da “a uni­ver­sa­li­za­ção aos três anos”, com ba­se em pro­je­ções de­mo­grá­fi­cas, de mo­do a que, em 2020, a edu­ca­ção pré-es­co­lar abran­ja to­das as cri­an­ças a par­tir dos três anos de ida­de. O anún­cio foi fei­to on­tem em Coim­bra pe­lo mi­nis­tro da Edu­ca­ção, Tiago Brandão Rodrigues.

Pre­ten­de-se que, “pau­la­ti­na­men­te, to­das as cri­an­ças com 5, 4 e 3 anos” te­nham aces­so ao pré-es­co­lar, dis­se. “Sa­be­mos que, nes­te mo­men­to, o País tem as­si­me­tri­as enor­mes e te­mos de me­lho­rar a ofer­ta”, re­co­nhe­ceu o mi­nis­tro.

Por is­so, es­tá a ser fei­ta “uma lei­tu­ra cui­da­da da re­de exis­ten­te”, nes­ta área, pa­ra ser com­ple­ta­da de mo­do que, “até 2020, pos­sa­mos ter es­sa uni­ver­sa­li­za­ção do pré-es­co­lar”, adi­an­tou. Com es­se es­tu­do, se­rá pos­sí­vel “en­ten­der quais são as ne­ces­si­da­des mais pre­men­tes” e, “em ar­ti­cu­la­ção com a re­de so­li­dá­ria”, en­con­trar “res­pos­tas efe­ti­vas” pa­ra al­can­çar es­sa uni­ver­sa­li­za­ção, ex­pli­ci­tou o go­ver­nan­te.

“A frequên­cia de cri­an­ças no en­si­no pré-es­co­lar é es­ti­mu­la­do­ra de per­cur­sos es­co­la­res com mai­or su­ces­so”, sus­ten­tou. Além des­ta, o ei­xo “Qua­li­fi­car os por­tu­gue­ses”, do Pro­gra­ma Na­ci­o­nal de Re­for­mas (PNR), pre­vê, na área da edu­ca­ção, ou­tras me­di­das co­mo “a edu­ca­ção a tem­po in­tei­ro”, vi­san­do “pro­por­ci­o­nar a to­dos o aces­so a ati­vi­da­des de en­ri­que­ci­men­to cur­ri­cu­lar até fi­nal do [en­si­no] bá­si­co”, re­fe­riu.

LU­SA

Mi­nis­tro da Edu­ca­ção quer “reforço sis­te­má­ti­co” de 3,3% ao ano, na ação so­ci­al es­co­lar pa­ra pro­mo­ver a equi­da­de no en­si­no.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.