Eu­ro­pa apon­ta a uma in­dús­tria di­gi­ta­li­za­da

Eco­no­mia. Co­mis­são Eu­ro­peia apre­sen­tou pa­co­te de me­di­das pa­ra a cri­a­ção de um mer­ca­do úni­co di­gi­tal. Do­mí­ni­os pri­o­ri­tá­ri­os são as re­des de co­mu­ni­ca­ção 5G, a ci­ber­se­gu­ran­ça e a mo­der­ni­za­ção dos ser­vi­ços pú­bli­cos

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

As pro­pos­tas avan­ça­das por Bru­xe­las, no âm­bi­to da sua es­tra­té­gia pa­ra a cri­a­ção de um mer­ca­do úni­co di­gi­tal, in­clu­em tam­bém me­di­das con­cre­tas pa­ra ace­le­rar a ela­bo­ra­ção de nor­mas co­muns em do­mí­ni­os pri­o­ri­tá­ri­os, co­mo as re­des de co­mu­ni­ca­ção 5G, a ci­ber­se­gu­ran­ça e a mo­der­ni­za­ção dos ser­vi­ços pú­bli­cos.

O ob­je­ti­vo do pa­co­te de me­di­das é “apoi­ar ini­ci­a­ti­vas na­ci­o­nais e es­ta­be­le­cer li­ga­ções en­tre es­tas com vis­ta à di­gi­ta­li­za­ção da in­dús­tria e dos ser­vi­ços co­ne­xos em to­dos os se­to­res” e ain­da “pro­mo­ver o in­ves­ti­men­to atra­vés de re­des e par­ce­ri­as”.

Se­gun­do o co­mis­sá­rio res­pon­sá­vel pe­lo mer­ca­do úni­co di­gi­tal, An­drus An­sip, “a re­vo­lu­ção in­dus­tri­al dos nos­sos tem­pos é di­gi­tal. Pre­ci­sa­mos de pro­por­ci­o­nar a es­ca­la ade­qua­da pa­ra que tec­no­lo­gi­as co­mo a com­pu­ta­ção em nu­vem, a ci­ên­cia ba­se­a­da em da­dos e a In­ter­net das Coi­sas pos­sam re­a­li­zar to­do o seu po­ten­ci­al. Tal co­mo as em­pre­sas têm co­mo ob­je­ti­vo ex­pan­dir-se em to­do o mer­ca­do úni­co, os ser­vi­ços pú­bli­cos em li­nha [on­li­ne] de­ve­ri­am tam­bém sa­tis­fa­zer as ne­ces­si­da­des atu­ais: se­rem, des­de a sua con­ce­ção, di­gi­tais, aber­tos e trans­fron­tei­ras.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.