Fes­tas da ci­da­de em to­dos os bair­ros e com mui­tas e va­ri­a­das ofer­tas

Cul­tu­ra. As Fes­tas de Lisboa es­tão de vol­ta pa­ra ani­mar al­fa­ci­nhas e vi­si­tan­tes. Mú­si­ca, te­a­tro ou ci­ne­ma, pas­san­do pe­los tra­di­ci­o­nais ar­rai­ais, são al­gu­mas das ofer­tas de mais uma edição.

Metro Portugal (Lisbon) - - JORNAL - VÍTOR MO­TA

Con­cer­tos, te­a­tro, ci­ne­ma e dan­ça jun­tam-se aos ca­sa­men­tos de San­to An­tó­nio, Mar­chas Po­pu­la­res e aos tra­di­ci­o­nais ar­rai­ais

“Já não se ima­gi­na a ci­da­de de Lisboa sem as fes­tas.” As pa­la­vras são do au­tar­ca da ca­pi­tal, Fer­nan­do Me­di­na, que sa­li­en­tou o ca­rá­ter “di­ver­si­fi­ca­do” das Fes­tas de Lisboa: “Vão des­de o mo­men­to mais bair­ris­ta ao mais cos­mo­po­li­ta”, dis­se.

Con­cer­tos, te­a­tro, ci­ne­ma e dan­ça vol­tam a en­cher Lisboa de vi­si­tan­tes. “Es­te ano, ce­le­bra­mos os 170 anos do nas­ci­men­to de Ra­fa­el Bor­da­lo Pi­nhei­ro e o 50.º ani­ver­sá­rio da cons­tru­ção da Pon­te 25 de Abril”, ex­pli­cou ain­da a pre­si­den­te da EGEAC – Em­pre­sa de Ges­tão de Equi­pa­men­tos e Ani­ma­ção Cul­tu­ral, Joana Go­mes Car­do­so, du­ran­te a apre­sen­ta­ção do even­to que de­cor­reu na pas­sa­da se­gun­da-fei­ra no Jar­dim do Mu­seu de Lisboa –, sen­do es­te tam­bém o ano em que a EGEAC fes­te­ja 20 anos, o que traz uma ra­zão acres­ci­da pa­ra ce­le­brar a ci­da­de.

En­tre os des­ta­ques na pro­gra­ma­ção des­te ano (ver cai­xa) es­tá, por exem­plo, o es­pe­tá­cu­lo “Dei­xem o Pim­ba em Paz”, com a or­ques­tra Me­tro­po­li­ta­na de Lisboa, no Ter­rei­ro do Pa­ço, e a res­pon­sá­vel da EGEAC lem­brou ain­da o “Fa­do no Cas­te­lo” com atu­a­ções de Car­mi­nho, Jo­sé Ma­nu­el Ne­to e Ana Mou­ra, no Cas­te­lo de S. Jor­ge, e o con­cer­to “Glo­bai­le”, com os Bu­ra­ka Som Sis­te­ma, no jar­dim da Tor­re de Be­lém. E cla­ro que Fes­tas de Lisboa sem Ca­sa­men­tos de San­to An­tó­nio ou sem Mar­chas Po­pu­la­res não são Fes­tas de Lisboa. Nem sem os tra­di­ci­o­nais ar­rai­ais que en­chem os bair­ros al­fa­ci­nhas de ani­ma­ção com chei­ro a sar­di­nha as­sa­da e man­je­ri­cos. Por seu tur­no, o pre­si­den­te da au­tar­quia des­ta­cou o fac­to de qua­se to­da a pro­gra­ma­ção ser de en­tra­da li­vre. “Fi­ze­mos um es­for­ço de­li­be­ra­do nes­se sen­ti­do, qu­e­re­mos que as fes­tas se­jam re­al­men­te pa­ra to­dos, sem bar­rei­ras”, dis­se Me­di­na.

De des­ta­car ain­da a 6.ª edição do Con­cur­so Sar­di­nhas que es­te ano re­ce­beu 8.897 pro­pos­tas, oriun­das de 70 paí­ses. Os cin­co ven­ce­do­res fo­ram dois jo­vens por­tu­gue­ses, um ci­da­dão do Brasil, uma jo­vem da Gré­cia e ou­tra da Ucrâ­nia.

“Ce­le­bra­mos os 170 anos do nas­ci­men­to de Ra­fa­el Bor­da­lo Pi­nhei­ro e o 50º ani­ver­sá­rio da cons­tru­ção da Pon­te 25 de Abril” Joana Go­mes Car­do­so, pre­si­den­te da EGEAC “Qua­se to­da a pro­gra­ma­ção é de en­tra­da gra­tui­ta. Qu­e­re­mos que as fes­tas se­jam re­al­men­te pa­ra to­dos, sem bar­rei­ras” Fer­nan­do Me­di­na, pre­si­den­te da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Lisboa

JO­SÉ FRADE

A ca­pi­tal por­tu­gue­sa ves­te-se a ri­gor, du­ran­te to­do o mês de ju­nho, pa­ra aco­lher mais uma edição das Fes­tas de Lisboa. Pre­pa­re-se pa­ra mui­tas fes­ti­vi­da­des e ani­ma­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.