Gotthard inau­gu­ra­do

Suí­ça. O Gotthard foi on­tem inau­gu­ra­do. Tra­ta-se do tú­nel fer­ro­viá­rio mais lon­go do mun­do, com 57 qui­ló­me­tros de com­pri­men­to, e que de­mo­rou 17 anos a ser cons­truí­do.

Metro Portugal (Lisbon) - - JORNAL - L.C.

Tú­nel mais lon­go e mais pro­fun­do do mun­do, sob os Al­pes, fa­ci­li­ta li­ga­ção en­tre nor­te e sul da Eu­ro­pa

Cus­tou 23.000 M€ e de­mo­rou 17 anos a ser cons­truí­do, mas os suí­ços só po­dem ter fi­ca­do or­gu­lho­sos com a inau­gu­ra­ção do mais lon­go e mais pro­fun­do – 2,3 qui­ló­me­tros abai­xo da su­per­fí­cie – tú­nel fer­ro­viá­rio do mun­do. O tú­nel, que pas­sa por bai­xo dos Al­pes e li­ga­rá Erst­feld a Bo­dio, te­ve vá­ri­as per­so­na­li­da­des na sua inau­gu­ra­ção: An­ge­la Mer­kel, chan­ce­ler ale­mã, Fran­çois Hol­lan­de, pre­si­den­te fran­cês, ou Mat­teo Ren­zi, pri­mei­ro-mi­nis­tro ita­li­a­no, não fal­ta­ram à oca­sião.

Com es­ta obra, on­de pas­sa­rão com­boi­os de al­ta ve­lo­ci­da­de, se­rá mais fá­cil e rá­pi­do li­gar o sul e o nor­te na Eu­ro­pa. A eco­no­mia eu­ro­peia agra­de­ce, co­mo ex­pli­ca o cor­res­pon­den­te da BBC no lo­cal. O vi­nho ita­li­a­no que vai pa­ra a Ho­lan­da ou os car­ros ale­mães a ca­mi­nho da Gré­cia têm de atra­ves­sar os Al­pes. Ago­ra, o trans­por­te vai ser mui­to mais rá­pi­do, se­gu­ro e ba­ra­to.

REUTERS

Cer­ca de 260 com­boi­os de car­ga e 65 com­boi­os de pas­sa­gei­ros vão pas­sar pe­lo tú­nel Gotthard to­dos os di­as nu­ma vi­a­gem com a du­ra­ção de, sen­si­vel­men­te, 17 mi­nu­tos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.