Au­to­car­ro 100% elé­tri­co

No­vo e.City Gold, do gru­po Sal­va­dor Ca­e­ta­no, pro­me­te ser uma re­vo­lu­ção nos trans­por­tes pú­bli­cos

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

O pre­si­den­te do gru­po afir­mou que o au­to­car­ro res­pon­de às ne­ces­si­da­des de re­du­ção não só do con­su­mo de ener­gia no se­tor dos trans­por­tes, co­mo das emis­sões de dió­xi­do de car­bo­no. Jo­sé Ra­mos sa­li­en­tou ain­da que o e.City Gold, com ba­te­ri­as de úl­ti­ma ge­ra­ção, é con­for­tá­vel pa­ra os uti­li­za­do­res, es­tá adap­ta­do aos cli­en­tes e re­duz os cus­tos de ener­gia e ma­nu­ten­ção.

Nos pró­xi­mos me­ses, o au­to­car­ro, que de­mo­rou en­tre dois a três anos pa­ra con­ce­ber, vai ser ex­pe­ri­men­ta­do nas ci­da­des de Gui­ma­rães, Coim­bra, Lis­boa, Bra­ga e Por­to pa­ra ver se é ne­ces­sá­rio fa­zer me­lho­ri­as. “É um for­te in­dí­cio de que os mu­ni­cí­pi­os en­ca­ram a mo­bi­li­da­de elé­tri­ca co­mo uma so­lu­ção ca­paz de dar res­pos­ta aos prin­ci­pais pro­ble­mas de mo­bi­li­da­de ur­ba­na”, sa­li­en­tou.

Com um pe­so bru­to de 19 to­ne­la­das, o e.City Gold tem uma ba­te­ria, que de­mo­ra cer­ca de 30 mi­nu­tos a car­re­gar, com au­to­no­mia até aos 200 qui­ló­me­tros. O mo­de­lo foi de­sen­vol­vi­do pe­la Ca­e­ta­noBus, em par­ce­ria com a Si­e­mens e ins­ti­tui­ções da Uni­ver­si­da­de do Por­to.

En­tre 2010 e 2015, a Sal­va­dor Ca­e­ta­no in­ves­tiu cer­ca de 7 M€ em pro­je­tos de ino­va­ção e de­sen­vol­vi­men­to li­ga­dos à mo­bi­li­da­de elé­tri­ca, re­fe­riu Jo­sé Ra­mos.

FER­NAN­DO TEIXEIRA

A Sal­va­dor Ca­e­ta­no diz que o veí­cu­lo, já ho­mo­lo­ga­do, é “boa al­ter­na­ti­va” aos au­to­car­ros a ga­só­leo, em­bo­ra o in­ves­ti­men­to ini­ci­al – que se re­cu­pe­ra ao fim de 6 anos – se­ja su­pe­ri­or.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.