Ido­sos com for­ma­ção su­jei­tos a mai­or stress

3ª ida­de. Inqué­ri­to ava­lia ca­pa­ci­da­de que os ido­sos têm pa­ra li­dar com ad­ver­si­da­des, bem co­mo o efei­to do la­zer na re­la­ção da edu­ca­ção com o “dis­tress” psi­co­ló­gi­co na po­pu­la­ção sé­ni­or.

Metro Portugal (Lisbon) - - JORNAL | NACIONAL -

Ho­mens, in­di­ví­du­os ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­dos e su­jei­tos com en­si­no su­pe­ri­or apre­sen­tam mai­o­res ní­veis de stress. A con­clu­são é do es­tu­do re­a­li­za­do por Ri­car­do Po­ci­nho, co­or­de­na­dor de uma pós-gra­du­a­ção em En­ve­lhe­ci­men­to Ati­vo e Sau­dá­vel na Es­co­la Su­pe­ri­or de Tec­no­lo­gia da Saú­de de Coim­bra.

A in­ves­ti­ga­ção apon­ta pa­ra o fac­to de pes­so­as com mais ha­bi­li­ta­ções te­rem mais stress, al­go que é con­trá­rio à ideia ini­ci­al da equi­pa de in­ves­ti­ga­ção. “As pes­so­as com mais ha­bi­li­ta­ções aca­dé­mi­cas po­de­ri­am ter es­tra­té­gi­as mai­o­res de re­a­ção à ad­ver­si­da­de, mas is­so não se ve­ri­fi­cou”, dis­se Ri­car­do Po­ci­nho, con­si­de­ran­do que es­se re­sul­ta­do po­de­rá es­tar re­la­ci­o­na­do com a pró­pria vi­da que es­ses in­di­ví­du­os le­va­ram, com “car­rei­ras de mai­or des­gas­te e de mai­or exi­gên­cia téc­ni­ca”.

A ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­ção foi tam­bém in­di­ca­da pe­lo es­tu­do co­mo “um fa­tor per­tur­ba­dor”, que agra­va a ca­pa­ci­da­de de li­dar com o stress, in­de­pen­den­te­men­te de to­das as ou­tras va­riá­veis. Os ido­sos que es­tão “equi­li­bra­dos” aca­bam por “fi­car de la­do”, fa­ce ao en­fo­que “na­que­les que pre­ci­sam de cui­da­dos con­ti­nu­a­dos”, sen­do que o pró­prio am­bi­en­te dos la­res aca­ba por le­var a um efei­to de con­tá­gio, su­bli­nhou.

Se­gun­do o in­ves­ti­ga­dor, tam­bém o gé­ne­ro é uma das va­riá­veis on­de se en­con­tra “um de­se­qui­lí­brio mui­to gran­de”, com as mu­lhe­res a mos­tra­rem-se “mais re­sis­ten­tes ao stress do que os ho­mens”.

JOÃO FERRÃO

O es­tu­do de Ri­car­do Po­ci­nho con­tou com 409 par­ti­ci­pan­tes en­tre os 53 e os 93 anos (mé­dia de ida­des de 72,9 anos).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.