‘Car­ta de amor’ ao Rei­no Uni­do

Bre­xit. “Rei­no Uni­do, por fa­vor, fi­ca”, lê-se na car­ta, as­si­na­da por ce­le­bri­da­des eu­ro­pei­as, a pou­co mais de du­as se­ma­nas do re­fe­ren­do so­bre a per­ma­nên­cia na União Eu­ro­peia (UE).

Metro Portugal (Lisbon) - - MUNDO -

A atriz fran­co-nor­te-ame­ri­ca­na Ju­lie Delpy, o trei­na­dor fran­cês do Ar­se­nal Arsè­ne Wen­ger e o chef por­tu­guês Luís Ba­e­na es­tão en­tre 140 per­so­na­li­da­des eu­ro­pei­as que on­tem subs­cre­ve­ram uma “car­ta de amor ao po­vo britânico”, e que foi pu­bli­ca­da no Ti­mes. “Não são ape­nas tra­ta­dos que nos unem ao vos­so país, mas la­ços de ad­mi­ra­ção e afe­to. To­dos es­pe­ra­mos que vo­tem pe­la re­no­va­ção des­ses la­ços”, afir­mam acer­ca do re­fe­ren­do so­bre a saí­da ou per­ma­nên­cia do país na UE (“Bre­xit”), mar­ca­do pa­ra dia 23.

En­tre os subs­cri­to­res fi­gu­ram tam­bém o mú­si­co su­e­co ex-mem­bro dos Ab­ba, Bjorn Ul­va­eus, o ex-trei­na­dor fran­cês do Li­ver­po­ol, Ge­rard Houl­li­er, o re­a­li­za­dor ho­lan­dês Paul Verho­e­ven, o ator fran­cês Ch­ris­topher Lam­bert, a atriz e mo­de­lo ita­li­a­na Isa­bel­la Ros­sel­li­ni, ou o chef fran­cês Ray­mond Blanc.

So­bre o mes­mo te­ma, a chan­ce­ler ale­mã con­si­de­rou que o Rei­no Uni­do se­rá mais for­te no in­te­ri­or da UE. “É na­tu­ral­men­te uma de­ci­são das ci­da­dãs e dos ci­da­dãos do Rei­no Uni­do, que vo­ta­rão no re­fe­ren­do. Pes­so­al­men­te, já o dis­se vá­ri­as ve­zes, es­pe­ro que o Rei­no Uni­do fi­que na UE”, dis­se An­ge­la Mer­kel.

EPA DR

Verho­e­ven, Ros­sel­li­ni e Wen­ger es­tão en­tre os 140 es­cri­to­res, ato­res, mú­si­cos, ar­qui­te­tos e ci­en­tis­tas de 18 paí­ses que subs­cre­vem a car­ta.

FABRIZIO FERRI

REUTERS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.