Vi­nhos e pe­tis­cos na Tra­fa­ria

Gas­tro­no­mia. Tem sau­da­des de um fim de se­ma­na de co­mes e be­bes? Uma boa op­ção é dar um pu­lo até à Tra­fa­ria.

Metro Portugal (Lisbon) - - CULTO -

Co­me­ça ho­je e ter­mi­na no do­min­go o “Tra­fa­ria (com) Prova”, um fes­ti­val em tor­no dos vi­nhos e pe­tis­cos, que con­ta igual­men­te com pro­vas co­men­ta­das e cru­zei­ros ví­ni­cos no Te­jo. Se­gun­do in­for­ma­ção vei­cu­la­da pe­la Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Al­ma­da, que es­tá a pro­mo­ver es­ta ini­ci­a­ti­va, os vi­nhos que es­ta­rão na Tra­fa­ria são de to­das as re­giões do País, es­pe­ran­do-se mais de 30 pro­du­to­res de to­po, mas com na­tu­ral des­ta­que pa­ra a re­gião

da Pe­nín­su­la de Se­tú­bal, com re­pre­sen­ta­ção ins­ti­tu­ci­o­nal pró­pria.

Os pe­tis­cos têm ori­gem nos co­nhe­ci­dos res­tau­ran­tes da fre­gue­sia, her­dei­ros das me­lho­res tra­di­ções lo­cais com um fo­co mui­to es­pe­ci­al nos pra­tos de peixe e ma­ris­co, en­tre ou­tras de­lí­ci­as gas­tro­nó­mi­cas.

O ob­je­ti­vo da au­tar­quia, se­gun­do a mes­ma ex­pli­ca no seu si­te, é re­cu­pe­rar a me­mó­ria da Tra­fa­ria co­mo um lo­cal pri­vi­le­gi­a­do de la­zer e con­ví­vio, apro­vei­tan­do e po­ten­ci­an­do tu­ris­ti­ca­men­te as ex­ce­ci­o­nais con­di­ções ofe­re­ci­das pe­lo ce­ná­rio na­tu­ral do es­tuá­rio do Te­jo e das vis­tas so­bre Lis­boa.

As pro­vas co­men­ta­das de vi­nhos ori­en­ta­das por es­pe­ci­a­lis­tas se­rão no Pre­sí­dio Mi­li­tar da Tra­fa­ria. Há con­cer­tos no Pas­seio Ri­bei­ri­nho da Tra­fa­ria. E ha­ve­rá ain­da cru­zei­ros ví­ni­cos no Te­jo e ani­ma­ção de rua. A en­tra­da é li­vre, sen­do o aces­so às pro­vas de vi­nhos em ex­po­si­ção con­di­ci­o­na­do pe­la com­pra pré­via de uma pul­sei­ra de de­gus­ta­ção no va­lor de €3 (com ofer­ta de copo).

DR

A Tra­fa­ria aco­lhe um fes­ti­val de vi­nhos e pe­tis­cos (es­tes dos res­tau­ran­tes lo­cais) de fa­zer cres­cer água na bo­ca.

DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.