Apoio fi­nan­cei­ro aos fi­lhos é uma ine­vi­ta­bi­li­da­de

Sociedade. Pa­ra 93% dos pais por­tu­gue­ses, é im­por­tan­te con­ti­nu­ar a aju­dar fi­nan­cei­ra­men­te os fi­lhos, mes­mo de­pois de es­tes já te­rem saí­do de ca­sa, re­ve­la um es­tu­do re­cen­te.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Mais de 90% dos pais por­tu­gue­ses con­ti­nu­am a aju­dar os des­cen­den­tes mes­mo de­pois de es­tes já te­rem saí­do de ca­sa. Mé­dia de 13 paí­ses eu­ro­peus es­tá nos 68%. Es­pa­nhóis en­tre os mais pre­o­cu­pa­dos com fu­tu­ro dos fi­lhos. Ale­mães e in­gle­ses mais tran­qui­los

“De­pois da saí­da dos fi­lhos de ca­sa, a so­li­da­ri­e­da­de fa­mi­li­ar con­ti­nua”: es­ta é a prin­ci­pal con­clu­são do es­tu­do da res­pon­sa­bli­da­de Ob­ser­va­dor Ce­te­lem. “Os por­tu­gue­ses são, a par dos es­pa­nhóis e fran­ce­ses, os se­ni­o­res eu­ro­peus que mais con­si­de­ram im­por­tan­te apoi­ar os fi­lhos. A per­cen­ta­gem de por­tu­gue­ses que acha in­con­tor­ná­vel con­ti­nu­ar a dar apoio fi­nan­cei­ro che­ga aos 93%, uma per­cen­ta­gem sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te aci­ma da mé­dia re­gis­ta­da nos 13 paí­ses ana­li­sa­dos (68%)”, lê-se. “Com 88%, os se­ni­o­res por­tu­gue­ses es­tão en­tre os que mais se pre­o­cu­pam com a si­tu­a­ção pro­fis­si­o­nal e pes­so­al dos fi­lhos e ne­tos, só sen­do ul­tra­pas­sa­dos pe­los es­pa­nhóis (92%). A mé­dia eu­ro­peia si­tua-se nos 64%”, con­clui o es­tu­do, que re­ve­la ain­da que por­tu­gue­ses, es­pa­nhóis, ita­li­a­nos e fran­ce­ses di­zem-se “mui­to pre­o­cu­pa­dos”, en­quan­to os ale­mães e bri­tâ­ni­cos es­tão mais se­re­nos.

“Não é de es­tra­nhar que, em Por­tu­gal e em Espanha, os pais se mos­trem mais pre­o­cu­pa­dos com a si­tu­a­ção fi­nan­cei­ra e pes­so­al dos seus fi­lhos. Tra­ta-se de dois paí­ses on­de a en­tra­da na vi­da ati­va é bas­tan­te mais di­fí­cil e on­de as ta­xas de de­sem­pre­go são mui­to ele­va­das, es­pe­ci­al­men­te en­tre os jo­vens”, de­fen­de Di­o­go Lo­pes Pe­rei­ra, di­re­tor de mar­ke­ting do Ce­te­lem.

JOÃO FERRÃO

Per­to de 80% dos se­ni­o­res eu­ro­peus dão apoio fi­nan­cei­ro, oca­si­o­nal ou re­gu­lar­men­te, aos seus fi­lhos ou ne­tos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.