Me­lho­res do mun­do em Cas­te­lo de Bo­de em pro­va iné­di­ta na Eu­ro­pa

Cas­te­lo do Bo­de vol­ta a ser o pal­co de mais com­pe­ti­ções de to­po com a chan­ce­la The World Wa­ke­bo­ard As­so­ci­a­ti­on (WWA). A pro­va de­cor­re en­tre sex­ta-fei­ra e do­min­go.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - PATRÍCIA TADEIA

La­go Azul é o pal­co do Nau­ti­que Eu­ro­pe­an Pro Am, uma das prin­ci­pais com­pe­ti­ções do cir­cui­to mun­di­al, que nun­ca ti­nha saí­do dos EUA

Os me­lho­res atle­tas do mun­do es­tão a ca­mi­nho de Por­tu­gal pa­ra o Nau­ti­que Eu­ro­pe­an Pro Am, que de­cor­re en­tre sex­ta-fei­ra e do­min­go no La­go Azul. Aque­la que é uma das prin­ci­pais pro­vas do cir­cui­to mun­di­al de wa­ke­bo­ard e nun­ca foi re­a­li­za­do fo­ra dos EUA, vi­a­ja pe­la pri­mei­ra vez pa­ra a Eu­ro­pa, “ater­ran­do” em Por­tu­gal. “As ex­pe­ta­ti­vas são se­me­lhan­tes às que ti­nha quan­do ini­ciá­mos a es­tra­té­gia. Cres­ci­men­to. Acre­di­ta­mos mes­mo que con­so­li­dan­do um qua­dro com­pe­ti­ti­vo in­ter­na­ci­o­nal, tra­zen­do sis­te­ma­ti­ca­men­te os me­lho­res atle­tas do mun­do a Por­tu­gal e ali­an­do a is­so a cri­a­ção de in­fra-es­tru­tu­ras co­mo a es­tân­cia te­mos tu­do pa­ra de­fi­ni­ti­va­men­te co­lo­car o La­go de Cas­te­lo do Bo­de no cir­cui­to mun­di­al de wa­ke­bo­ard en­quan­to des­ti­no”, co­me­ça por di­zer ao metro André Ma­tos, pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção Por­tu­gue­sa de Wa­ke­bo­ard e Wa­kes­ka­te.

Mas es­ta não é a pri­mei­ra vez que Por­tu­gal re­ce­be uma pro­va de to­po. Em se­tem­bro de 2015 o cen­tro de Por­tu­gal re­ce­beu o WWA Su­pra Wa­ke­bo­ard World Cham­pi­onships, com 151 atle­tas de 18 na­ci­o­na­li­da­des e mais de 20.000 pes­so­as a as­sis­tir à pro­va. “Foi con­si­de­ra­da uma das me­lho­res pro­vas de sem­pre! Mi­lha­res des­lo­ca­ram-se até ao La­go Azul pa­ra ver a pro­va e ou­tros mi­lha­res fi­ca­ram pa­ra a gran­de fes­ta de en­cer­ra­men­to! Os atle­tas in­ter­na­ci­o­nais ado­ra­ram o pú­bli­co que apoi­ou des­de o pri­mei­ro mi­nu­to e to­dos fi­ca­ram mui­to sur­pre­en­di­dos com o lo­cal da pro­va. Foi um gran­de mar­co pa­ra a re­gião que ago­ra, fru­to do even­to, é con­si­de­ra­da tam­bém co­mo um lo­cal de elei­ção pa­ra a prá­ti­ca da mo­da­li­da­de”, diz o res­pon­sá­vel pe­la or­ga­ni­za­ção do even­to.

Es­te fim-de-se­ma­na tam­bém não fal­ta­rão es­tre­las nes­ta pro­va. “Não nos po­de­mos es­que­cer do Cory Teu­nis­sen e do Mi­ke Dowdy que es­te ano es­tão de­ter­mi­na­dos a fa­zer fren­te a Har­ley [Clif­ford, atu­al cam­peão do mun­do e ven­ce­dor do cir­cui­to do ano pas­sa­do, mas que não en­tra­rá nes­ta pro­va de­vi­do a le­são]. Pes­so­al­men­te es­te ano vou es­tar mui­to aten­to ao ju­ni­or Nic Ra­pa, aus­tra­li­a­no, que na sua pri­mei­ra par­ti­ci­pa­ção no Open em Or­lan­do em abril ter­mi­nou num bri­lhan­te 5º lu­gar! No la­do fe­mi­ni­no te­nho que des­ta­car a im­ba­tí­vel Me­a­gan Ethell. Com ape­nas 19 anos, es­tá a as­su­mir-se co­mo uma atle­ta aci­ma da mé­dia”, con­clui André Ma­tos.

©DR

O pro­je­to Wa­ke­bo­ard Por­tu­gal, lan­ça­do em 2015, es­tá a co­lo­car o nos­so país no ma­pa dos mai­o­res cir­cui­tos de wa­ke­bo­ard mun­di­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.