Res­pos­tas com par­ce­ri­as

Mi­gran­tes. A Co­mis­são Eu­ro­peia propôs um re­for­ço nas par­ce­ri­as com paí­ses ter­cei­ros pa­ra res­pon­der aos flu­xos mi­gra­tó­ri­os, co­me­çan­do pe­los con­si­de­ra­dos pri­o­ri­tá­ri­os.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Bru­xe­las pro­cu­ra acor­dos com paí­ses de trân­si­to de re­fu­gi­a­dos

Dis­po­ni­bi­li­za­dos se­rão oi­to mil mi­lhões de eu­ros nos pró­xi­mos cin­co anos pa­ra par­ce­ri­as com paí­ses de ori­gem e de trân­si­to, no âm­bi­to das pri­o­ri­da­des da Agen­da Eu­ro­peia pa­ra a Mi­gra­ção: “sal­var vi­das no mar, au­men­tar os re­gres­sos, ajudar os mi­gran­tes e re­fu­gi­a­dos a es­ta­rem mais per­to de ca­sa e apoi­ar o de­sen­vol­vi­men­to pa­ra com­ba­ter as cau­sas” das mi­gra­ções.

Se­gun­do o exe­cu­ti­vo, as con­tri­bui­ções dos Es­ta­dos-mem­bros a ní­vel di­plo­má­ti­co, téc­ni­co ou fi­nan­cei­ro “se­rão de uma im­por­tân­cia fun­da­men­tal pa­ra al­can­çar re­sul­ta­dos”.

A apro­xi­ma­ção se­rá fei­ta com a Jor­dâ­nia e Lí­ba­no, se­guin­do-se Ni­ger, Ni­gé­ria, Se­ne­gal, Ma­li e Etió­pia, ha­ven­do pla­nos ain­da pa­ra es­trei­tar co­la­bo­ra­ção com Tu­ní­sia e Lí­bia. A apre­sen­ta­ção do re­for­ço da co­o­pe­ra­ção com paí­ses ter­cei­ros foi fei­ta pe­lo “vi­ce” Frans Tim­mer­mans e pe­la che­fe da di­plo­ma­cia eu­ro­peia, Fe­de­ri­ca Moghe­ri­ni, no Par­la­men­to Eu­ro­peu, em Es­tras­bur­go.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.