Re­du­zir o nú­me­ro de afo­ga­men­tos nas prai­as é o ob­je­ti­vo

Épo­ca bal­ne­ar.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - PATRÍCIA TADEIA

“Surf Sal­va” es­tá de re­gres­so com ações de sen­si­bi­li­za­ção e for­ma­ção. Mais de 4.100 pra­ti­can­tes de des­por­tos náu­ti­cos en­vol­vi­dos

O “Surf Sal­va” es­tá de vol­ta com ações de sen­si­bi­li­za­ção e de for­ma­ção que aju­dem a pres­tar au­xí­lio e a re­du­zir o nú­me­ro de afo­ga­men­tos. Es­te é um pro­je­to que re­sul­ta da par­ce­ria do Ins­ti­tu­to de So­cor­ros a Náu­fra­gos (ISN) e do Li­dl Por­tu­gal e que, na edi­ção des­te ano, traz no­vi­da­des. Mas já lá va­mos. Pa­ra já, o ba­lan­ço das edi­ções an­te­ri­o­res não po­dia ser me­lhor: “É mais do que po­si­ti­vo; o pro­je­to é já bas­tan­te co­nhe­ci­do pe­los sur­fis­tas e pra­ti­can­tes de des­por­tos náu­ti­cos e tam­bém pe­los ba­nhis­tas”, co­me­ça por di­zer Va­nes­sa Ro­meu, di­re­to­ra de co­mu­ni­ca­ção e res­pon­sa­bi­li­da­de do Li­dl Por­tu­gal.

Nos úl­ti­mos dois anos, 4.100 pes­so­as par­ti­ci­pa­ram nes­ta ati­vi­da­de. E, es­te ano, a ini­ci­a­ti­va mar­ca­rá pre­sen­ça em 30 prai­as. “O su­ces­so e os bons re­sul­ta­dos al­can­ça­dos nas du­as edi­ções an­te­ri­o­res re­ve­lam o in­te­res­se la­ten­te dos pra­ti­can­tes de des­por­tos aquá­ti­cos, e dos ba­nhis­tas em ge­ral, em apren­der e con­tri­buir pa­ra a se­gu­ran­ça nas prai­as, aju­dan­do a sal­var vi­das”, acres­cen­ta o Co­man­dan­te Nu­no Ga­lhar­do Lei­tão, do ISN.

Mas por­que o im­por­tan­te é che­gar a to­dos, a ini­ci­a­ti­va es­te ano traz uma no­vi­da­de: “Ti­ve­mos a pre­o­cu­pa­ção em lan­çar ago­ra es­te no­vo pro­je­to pi­lo­to ‘Surf Sal­va Camp’, que tem co­mo ob­je­ti­vo che­gar e, con­se­quen­te­men­te, aju­dar um no­vo tar­get, o dos jo­vens in­te­gra­dos em ins­ti­tui­ções so­ci­ais e re­fe­ren­ci­a­dos pe­lo Pen­sa­men­to Po­si­ti­vo”, diz ainda Va­nes­sa.

Mas, afi­nal, o que é is­so do Surf Sal­va Camp? “É um cam­po de fé­ri­as des­ti­na­do a jo­vens in­te­gra­dos em ins­ti­tui­ções so­ci­ais, con­tri­buin­do pa­ra a sua ca­pa­ci­ta­ção e, con­se­quen­te­men­te, pa­ra a sua in­te­gra­ção so­ci­al”, diz a di­re­to­ra de co­mu­ni­ca­ção e res­pon­sa­bi­li­da­de do Li­dl Por­tu­gal.

“Es­ta ini­ci­a­ti­va pi­lo­to pre­ten­de abran­ger um no­vo ti­po de sal­va­men­to: o des­tes jo­vens, que se­rão do­ta­dos de fer­ra­men­tas que os aju­dem a es­tru­tu­rar o seu fu­tu­ro atra­vés do surf, con­tri­buin­do pa­ra a sua in­te­gra­ção so­ci­al e ca­pa­ci­tan­do-os, si­mul­ta­ne­a­men­te, pa­ra as prá­ti­cas de sal­va­men­to e va­lo­res de ci­da­da­nia so­ci­al”, diz ainda.

O Surf Sal­va Camp tem co­mo pa­dri­nho o ator, sur­fis­ta e ex-na­da­dor Pedro Li­ma, e vai de­cor­rer na praia de Car­ca­ve­los en­tre os di­as 25 de ju­nho e 11 de se­tem­bro. Pa­ra mais in­for­ma­ções con­sul­te o ca­len­dá­rio Surf Sal­va no si­te www.amn.pt.

“O pro­je­to é já bas­tan­te co­nhe­ci­do pe­los sur­fis­tas e pra­ti­can­tes de des­por­tos náu­ti­cos e pe­los ba­nhis­tas” Va­nes­sa Ro­meu, di­re­to­ra de co­mu­ni­ca­ção e res­pon­sa­bi­li­da­de do Li­dl Por­tu­gal “O su­ces­so nas du­as edi­ções an­te­ri­o­res re­ve­lam o in­te­res­se la­ten­te dos pra­ti­can­tes de des­por­tos aquá­ti­cos, e dos ba­nhis­tas em ge­ral” Nu­no Ga­lhar­do Lei­tão, co­man­dan­te do ISN

HUGO GAMBOA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.