Ucrâ­nia fora do Eu­ro 2016

Eu­ro 2016. Po­ló­nia tra­va cam­peã mun­di­al. Ir­lan­da do Nor­te apa­ga má ima­gem da es­treia, ga­nha pe­la pri­mei­ra vez num Eu­ro­peu e vai à lu­ta pe­los “oi­ta­vos”. Ucrâ­nia, a pri­mei­ra a sair da pro­va.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - RUI ALE­XAN­DRE COELHO

Der­ro­ta com a Ir­lan­da do Nor­te e em­pa­te en­tre Po­ló­nia e Ale­ma­nha di­tam pri­mei­ra eli­mi­na­ção

A con­vin­cen­te exi­bi­ção da Po­ló­nia con­tra a Ir­lan­da do Nor­te te­ve on­tem con­ti­nui­da­de com a Ale­ma­nha, a quem Lewan­dows­ki e com­pa­nhia im­pu­se­ram um nu­lo. E de­sen­ga­ne-se quem pen­se que os ale­mães ou­vi­ram o api­to fi­nal mui­to cha­te­a­dos: é que as me­lho­res oca­siões de go­lo per­ten­ce­ram aos po­la­cos, so­bre­tu­do na se­gun­da par­te, mas as per­nas pa­re­ce­ram tre­mer na “ho­ra h”. O re­sul­ta­do dei­xa Po­ló­nia e Ale­ma­nha no to­po do Grupo C, com qua­tro pontos, e faz da Ucrâ­nia a pri­mei­ra se­le­ção eli­mi­na­da do Eu­ro 2016.

Em Bel­fast, é pro­vá­vel que o stock de cer­ve­ja te­nha es­go­ta­do. Dois go­los sem res­pos­ta de­ram à Ir­lan­da do Nor­te a sua pri­mei­ra vi­tó­ria num Eu­ro­peu, pri­mei­ra nu­ma fa­se fi­nal de um gran­de tor­neio des­de 1982 e pri­mei­ra em ab­so­lu­to sem ser pe­la mar­gem mí­ni­ma.

Os he­róis? Ga­reth McAu­ley e Ni­al McGinn. O pri­mei­ro é do West Brom e aos 49m en­fi­ou a bo­la nas re­des, de ca­be­ça, após bo­la pa­ra­da de Norwo­od. Um go­lo que dei­xou fu­lo o se­le­ci­o­na­dor ucra­ni­a­no, co­mo Mykhai­lo Fo­men­ko con­fes­sa- ria – “dos 16 go­los que eles mar­ca­ram na qua­li­fi­ca­ção, creio que no­ve vi­e­ram de bo­las pa­ra­das. Sa­bía­mos dis­so e es­tá­va­mos pre­pa­ra­dos, mas co­me­te­mos er­ros su­per­la­ti­vos.”

O se­gun­do sur­giu nos des­con­tos: McGinn, ex­tre­mo do Aber­de­en (Es­có­cia), es­ta­va no sí­tio cer­to, à ho­ra cer­ta, pa­ra trans­for­mar em go­lo uma de­fe­sa in­com­ple­ta de Pya­tov. Es­ta­vam con­fir­ma­dos os pri­mei­ros três pontos da Ir­lan­da do Nor­te, que deu a me­lhor res­pos­ta às crí­ti­cas re­la­ti­vas ao de­sem­pe­nho no pri­mei­ro jo­go.

EPA

“Cen­tra­lão” McAu­ley su­biu às al­tu­ras pa­ra abrir ca­mi­nho à vi­tó­ria da Ir­lan­da do Nor­te – foi o pri­mei­ro go­lo de sem­pre do seu país nu­ma edi­ção do Cam­pe­o­na­to da Eu­ro­pa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.