Car­ros com im­pos­to ile­gal

Au­to­mó­vel. O Tri­bu­nal de Jus­ti­ça da UE diz que o im­pos­to so­bre veí­cu­los usa­dos im­por­ta­dos de ou­tro Es­ta­do-Mem­bro apli­ca­do em Por­tu­gal vi­o­la a lei da li­vre cir­cu­la­ção de mer­ca­do­ri­as.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Ta­xa so­bre veí­cu­los usa­dos vi­o­la li­vre cir­cu­la­ção de mer­ca­do­ri­as

Em cau­sa es­tá, con­cre­ta­men­te, o ar­ti­go 11.º do Có­di­go do Im­pos­to So­bre Veí­cu­los (CIV), ao abri­go do qual, con­si­de­ra o tri­bu­nal eu­ro­peu, Por­tu­gal dis­cri­mi­na ne­ga­ti­va­men­te os veí­cu­los usa­dos im­por­ta­dos de ou­tro país da União Eu­ro­peia (UE), no­me­a­da­men­te no que res­pei­ta às ta­be­las de des­va­lo­ri­za­ção.

“Por­tu­gal apli­ca aos veí­cu­los au­to­mó­veis usa­dos im­por­ta­dos de ou­tros Es­ta­dos-Mem­bros um sis­te­ma de tri­bu­ta­ção no qual, por um la­do, o im­pos­to de­vi­do por um veí­cu­lo uti­li­za­do há me­nos de um ano é igual ao im­pos­to que in­ci­de so­bre um veí­cu­lo no­vo si­mi­lar pos­to em cir­cu­la­ção em Por­tu­gal e, por ou­tro, a des­va­lo­ri­za­ção dos veí­cu­los au­to­mó­veis uti­li­za­dos há mais de cin­co anos é li­mi­ta­da a 52%, pa­ra efei­tos do cál­cu­lo do mon­tan­te des­te im­pos­to, in­de­pen­den­te­men­te do es­ta­do ge­ral re­al des­ses veí­cu­los”, con­si­de­ra o tri­bu­nal.

En­tre­tan­to, o Go­ver­no já avi­sou que es­tá a ana­li­sar es­te acór­dão da UE. “A Se­cre­ta­ria de Es­ta­do dos As­sun­tos Fis­cais es­tá a ana­li­sar o acór­dão, ten­do em vis­ta to­mar uma po­si­ção so­bre a re­fe­ri­da ques­tão de­ci­di­da no acór­dão”, dis­se à agên­cia Lu­sa fon­te do ga­bi­ne­te do mi­nis­tro das Fi­nan­ças. Se­gun­do es­ta fon­te, não es­tá em cau­sa o fim do Im­pos­to So­bre Veí­cu­los (ISV).

123RF

O Au­to­mó­vel Club de Por­tu­gal já se con­gra­tu­lou com a de­ci­são em con­si­de­rar que o sis­te­ma de tri­bu­ta­ção apli­ca­do aos usa­dos im­por­ta­dos de ou­tros Es­ta­dos-Mem­bros é dis­cri­mi­na­tó­rio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.