Um quar­to an­da a pé

So­ci­e­da­de. Um quar­to da po­pu­la­ção des­lo­ca-se a pé di­a­ri­a­men­te e cer­ca de 75 mil uti­li­zam a bi­ci­cle­ta to­dos os di­as nas su­as des­lo­ca­ções, re­ve­la o Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Saú­de.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Qua­se 2,5 mi­lhões de por­tu­gue­ses des­lo­cam-se a pé no seu dia a dia. 75.000 usam a bi­ci­cle­ta

O “Inqué­ri­to Na­ci­o­nal de Saú­de 2014” re­a­li­za­do em to­do o País, en­tre se­tem­bro e de­zem­bro de 2014, em co­la­bo­ra­ção com o Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Saú­de Dou­tor Ri­car­do Jor­ge (INSA) re­ve­la ain­da, em con­tra­par­ti­da, que a mai­o­ria da po­pu­la­ção com 15 ou mais anos não pra­ti­ca qual­quer ati­vi­da­de des­por­ti­va de for­ma re­gu­lar (5,8 mi­lhões). Os da­dos re­fe­rem tam­bém que 1,4 mi­lhões de pes­so­as pra­ti­ca­vam exer­cí­cio fí­si­co, um a dois di­as por se­ma­na, en­quan­to pa­ra 422 mil por­tu­gue­ses es­ta era uma prá­ti­ca diá­ria.

O es­tu­do con­clui ain­da que cer­ca de 4,2 mi­lhões de pes­so­as com 15 ou mais anos (47%) de­sem­pe­nha­vam as su­as ta­re­fas diá­ri­as sen­ta­das ou em pé, exer­cen­do ati­vi­da­des que en­vol­vi­am um es­for­ço fí­si­co li­gei­ro. Já cer­ca de 923 mil (10,4%) exer­ci­am tra­ba­lhos fi­si­ca­men­te exi­gen­tes, adi­an­ta o inqué­ri­to do INE, que tem co­mo ob­je­ti­vo prin­ci­pal ca­ra­te­ri­zar a po­pu­la­ção re­si­den­te com 15 ou mais anos em três gran­des do­mí­ni­os: es­ta­do de saú­de, cui­da­dos de saú­de e de­ter­mi­nan­tes de saú­de re­la­ci­o­na­das com es­ti­los de vi­da.

No ano de 2014, mais de me­ta­de da po­pu­la­ção por­tu­gue­sa com 18 ou mais anos de ida­de (4,5 mi­lhões) ti­nha ex­ces­so de pe­so ou era obe­sa. Já pa­ra cer­ca de 3,8 mi­lhões de pes­so­as (44%) o ín­di­ce de mas­sa cor­po­ral cor­res­pon­dia à ca­te­go­ria de pe­so nor­mal; e cer­ca de 155 mil pes­so­as (1,8%) apre­sen­ta­vam um bai­xo pe­so.

© JOÃO FERRÃO

O inqué­ri­to re­ve­la tam­bém que qua­se me­ta­de da po­pu­la­ção mos­tra­va-se sa­tis­fei­ta ou bas­tan­te sa­tis­fei­ta com a vi­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.