De­mo­cra­tas fo­ram ao ta­pe­te mas er­gue­ram-se

EUA. De­pu­ta­dos sen­ta­ram-se no chão da Câ­ma­ra dos Re­pre­sen­tan­tes pa­ra pres­si­o­na­rem os re­pu­bli­ca­nos a re­ver a le­gis­la­ção do con­tro­lo na ven­da de ar­mas no país.

Metro Portugal (Lisbon) - - MUNDO - LUÍS CARMO

A “ocu­pa­ção” do Con­gres­so nor­te-ame­ri­ca­no co­me­çou na quar­ta-fei­ra e só ter­mi­nou on­tem. Li­de­ra­dos pe­lo con­gres­sis­ta John Lewis, um re­pu­ta­do ati­vis­ta dos di­rei­tos hu­ma­nos, mais de du­as dú­zi­as de de­pu­ta­dos de­mo­cra­tas pas­sa­ram a noi­te de quar­ta pa­ra quin­ta-fei­ra no ta­pe­te do Con­gres­so a fa­lar e a can­tar, apro­vei­tan­do o mas­sa­cre de Or­lan­do, pa­ra re­for­çar a sua po­si­ção con­tra a li­vre ven­da de ar­mas.

On­tem, de­pois de mar­ca­da a po­si­ção, os de­mo­cra­tas le­van­ta­ram-se e fo­ram pa­ra os seus cír­cu­los elei­to­rais, com o in­tui­to de ten­tar me­lho­rar e al­te­rar a le­gis­la­ção do con­tro­lo de ven­da de ar­mas nos EUA.

A ação dos par­la­men­ta­res de­mo­cra­tas cons­ti­tuiu uma de­so­be­di­ên­cia ci­vil, po­rém, John Lewis ex­pli­cou que, “por ve­zes, tem de se fa­zer al­go fo­ra do co­mum” pa­ra cha­mar à aten­ção. “Es­ti­ve­mos em si­lên­cio mui­to tem­po. Não va­mos mais fi­car em si­lên­cio. O tem­po de ca­lar aca­bou”, dis­se Lewis aos con­gres­sis­tas, se­gun­do o Huf­fing­ton Post.

Já Paul Ryan, lí­der da mai­o­ria re­pu­bli­ca­na na Câ­ma­ra dos Re­pre­sen­tan­tes e pre­si­den­te da Con­ven­ção Na­ci­o­nal Re­pu­bli­ca­na, ati­rou que a ação dos de­mo­cra­tas foi “um gol­pe pu­bli­ci­tá­rio”. Não obs­tan­te, co­mo es­cre­veu o The Washing­ton Post, re­sul­tou, ex­pli­can­do que es­ta ação ga­ran­te que o de­ba­te so­bre o con­tro­lo da ven­da de ar­mas nos EUA vai con­ti­nu­ar a es­tar pre­sen­te e a per­tur­bar as ses­sões do Con­gres­so, pe­lo me­nos nas pró­xi­mas du­as se­ma­nas.

EPA

O res­pei­ta­do John Lewis li­de­rou a ação de pro­tes­to dos de­mo­cra­tas no Con­gres­so nor­te-ame­ri­ca­no.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.