Se­gun­do re­fe­ren­do fo­ra do ho­ri­zon­te

Mun­do. Pri­mei­ro-mi­nis­tro in­glês afir­ma que uma no­va con­sul­ta po­pu­lar so­bre a re­la­ção do Rei­no Uni­do com a UE “não es­tá, nem re­mo­ta­men­te, em ci­ma da me­sa”. Da­vid Ca­me­ron in­di­fe­ren­te a pe­ti­ção as­si­na­da por 4 mi­lhões de pes­so­as

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - R.A.C.

Ape­sar de qua­se qua­tro mi­lhões de pes­so­as te­rem as­si­na­do es­sa pe­ti­ção nos úl­ti­mos di­as, Ca­me­ron fez sa­ber, atra­vés de um por­ta-voz, que pas­sar uma bor­ra­cha nos re­sul­ta­dos co­nhe­ci­dos e in­ves­tir nu­ma se­gun­da con­sul­ta po­pu­lar ao “Bre­xit” “não es­tá, nem re­mo­ta­men­te, em ci­ma da me­sa”.

Afas­ta­do de vez o ce­ná­rio de uma re­con­ci­li­a­ção Lon­dres-Bru­xe­las, as aten­ções cen­tram-se no ti­ming do di­vór­cio, al­go que não se­rá pa­ra já. On­tem, pe­ran­te o par­la­men­to do país, Ca­me­ron, que dei­xou pa­ra ou­tu­bro a sua saí­da, con­si­de­rou que ca­be ao no­vo pri­mei­ro-mi­nis­tro aci­o­nar o ar­ti­go 50 do Tra­ta­do de Lis­boa – pre­vê um pra­zo de dois anos pa­ra a ne­go­ci­a­ção da saí­da de um Es­ta­do-Mem­bro do blo­co eu­ro­peu.

Ao mes­mo tempo, o che­fe do co­mi­té de par­la­men­ta­res con­ser­va­do­res, Graham Brady, re­co­men­dou que o subs­ti­tu­to de Ca­me­ron se­ja ofi­ci­a­li­za­do, o mais tar­de, a 2 de se­tem­bro. (No­ta: de acor­do com o sis­te­ma po­lí­ti­co bri­tâ­ni­co, não é ne­ces­sá­rio re­a­li­zar no­vas le­gis­la­ti­vas se o par­ti­do no po­der mu­dar de lí­der em ple­no man­da­to).

Tam­bém so­bre o ti­ming do “Bre­xit” fa­lou a chan­ce­ler ale­mã, An­ge­la Mer­kel, pa­ra fa­zer uma ad­ver­tên­cia a Lon­dres: “Não po­de­re­mos per­mi­tir um jo­go de es­pe­ra, por­que tal se­ria mau pa­ra as eco­no­mi­as de am­bos os la­dos” – os 27 mem­bros e o Rei­no Uni­do.

EPA

Ca­me­ron anun­ci­ou a de­mis­são sex­ta-fei­ra, uma vez co­nhe­ci­dos os re­sul­ta­dos do re­fe­ren­do, mas fi­ca no car­go até ou­tu­bro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.