Li­de­ran­ça des­ta­ca­da

So­ci­e­da­de da In­for­ma­ção mais de­sen­vol­vi­da em Lis­boa

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

A Área Me­tro­po­li­ta­na de Lis­boa man­te­ve em 2015 a “su­pre­ma­cia” em re­la­ção ao res­to do País no que res­pei­ta à So­ci­e­da­de de In­for­ma­ção, se­gun­do a úl­ti­ma edi­ção do Ín­di­ce Digital Re­gi­o­nal (IDR) da Uni­ver­si­da­de do Mi­nho (UMi­nho).

A se­gun­da região me­lhor clas­si­fi­ca­da vol­tou a ser o Cen­tro, mas “com lar­ga dis­tân­cia” fa­ce a Lis­boa, as­cen­den­do pe­la pri­mei­ra vez a região Nor­te ao ter­cei­ro lu­gar, por tro­ca com o Al­gar­ve (que des­ceu à quar­ta po­si­ção). A Ma­dei­ra man­tém-se no úl­ti­mo lu­gar. “Es­te ano, com a in­tro­du­ção de no­vos in­di­ca­do­res, to­das as re­giões vi­ram o seu de­sem­pe­nho afas­tar-se ain­da mais da região de Lis­boa e da mé­dia na­ci­o­nal, o que vem acen­tu­ar as as­si­me­tri­as re­gi­o­nais que se ve­ri­fi­cam na cons­tru­ção da So­ci­e­da­de da In­for­ma­ção em Por­tu­gal, à se­me­lhan­ça do que acon­te­ce nou­tras áre­as do de­sen­vol­vi­men­to”, re­fe­re Luís Mi­guel Fer­rei­ra, da equi­pa res­pon­sá­vel pe­lo es­tu­do.

O IDR per­mi­te, “com ba­se em in­for­ma­ção es­ta­tís­ti­ca se­cun­dá­ria, uma ca­ra­te­ri­za­ção mais apro­fun­da­da das di­fe­ren­tes re­a­li­da­des na­ci­o­nais no de­sen­vol­vi­men­to da So­ci­e­da­de da In­for­ma­ção”, tor­nan­do pos­sí­vel “a iden­ti­fi­ca­ção e me­di­ção do ní­vel das as­si­me­tri­as re­gi­o­nais exis­ten­tes no pro­ces­so de cons­tru­ção da So­ci­e­da­de da In­for­ma­ção” no País.

JOÃO FERRÃO

Os au­to­res do es­tu­do no­tam que a acom­pa­nhar a su­bi­da da mé­dia na­ci­o­nal no re­sul­ta­do fi­nal (que se ci­frou em 5,1%), apre­sen­ta-se ape­nas a Área Me­tro­po­li­ta­na de Lis­boa (AML, 2,4%)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.