Par­la­men­to Eu­ro­peu vo­ta por pro­ces­so rá­pi­do

Rei­no Uni­do. Nu­ma ses­são ten­sa, eu­ro­de­pu­ta­dos apro­va­ram por lar­ga mai­o­ria a ati­va­ção do ar­ti­go 50º do Tra­ta­do de Lis­boa, me­ca­nis­mo que da­rá iní­cio à saí­da bri­tâ­ni­ca da União Eu­ro­peia.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - RUI ALE­XAN­DRE CO­E­LHO

Eu­ro­de­pu­ta­dos apro­vam por lar­ga mai­o­ria a ati­va­ção ime­di­a­ta do ar­ti­go 50 do Tra­ta­do de Lis­boa

Com 395 vo­tos fa­vo­rá­veis e 200 con­tra, a re­so­lu­ção con­jun­ta de três gru­pos po­lí­ti­cos do Par­la­men­to Eu­ro­peu (PE) su­bli­nha que “a von­ta­de ex­pres­sa pe­lo po­vo [bri­tâ­ni­co] de­ve ser in­tei­ra­men­te res­pei­ta­da” e o ar­ti­go 50.º do Tra­ta­do de Lis­boa “ime­di­a­ta­men­te in­vo­ca­do”.

Uma vez aci­o­na­do es­se ar­ti­go, abre-se um in­ter­va­lo de dois anos em que os con­tor­nos da saí­da po­dem ser ne­go­ci­a­dos. No en­tan­to, o pri­mei­ro-mi­nis­tro (PM) ces­san­te Da­vid Ca­me­ron já avi­sou que não da­rá es­se pas­so, pois en­ten­de que o mes­mo ca­be ao seu su­ces­sor na li­de­ran­ça do Par­ti­do Con­ser­va­dor e pró­xi­mo PM bri­tâ­ni­co – is­to ape­sar de só pre­ten­der dei­xar o car­go de­pois do ve­rão.

A apro­va­ção da re­so­lu­ção se­guiu-se a um de­ba­te im­pró­prio pa­ra ca­va­lhei­ros, so­bre o re­fe­ren­do que de­ter­mi­nou a saí­da do Rei­no Uni­do da UE (“Bre­xit”). In­co­mo­da­do com a boa dis­po­si­ção do eu­ro­de­pu­ta­do bri­tâ­ni­co Ni­gel Fa­ra­ge, lí­der do na­ci­o­na­lis­ta UKIP e ros­to da cam­pa­nha pe­lo adeus à UE, o lí­der da Co­mis­são Eu­ro­peia, Je­an-Clau­de Junc­ker, ques­ti­o­nou: “Es­te­ve a lu­tar pe­la saí­da, o po­vo bri­tâ­ni­co vo­tou a fa­vor da saí­da. Por­que é que es­tá aqui?”

Por seu tur­no, Fa­ra­ge per­mi­tiu-se um dis­cur­so de con­sa­gra­ção em ple­no Par­la­men­to Eu­ro­peu. “Não é en­gra­ça­do? Qu­an­do aqui che­guei há 17 anos e dis­se que que­ria li­de­rar uma cam­pa­nha pa­ra ti­rar o Rei­no Uni­do da União Eu­ro­peia, to­dos vo­cês se ri­ram de mim. Ago­ra já não ri­em.”

REUTERS

REUTERS

Am­bi­en­te cor­tês pré-ci­mei­ra en­tre Fa­ra­ge (esq.) e Junc­ker (dta.) con­tras­tou com guer­ra de pa­la­vras que se se­guiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.