5.000 ga­lar­dões em 30 anos

Am­bi­en­te. Em três dé­ca­das, a As­so­ci­a­ção Ban­dei­ra Azul da Eu­ro­pa já atri­buiu mais de cin­co mil des­tes ga­lar­dões a prai­as por­tu­gue­sas, di­vul­gou on­tem o seu pre­si­den­te, Jo­sé Ar­cher.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Mais de me­ta­de das prai­as do País tem Ban­dei­ra Azul

“Em 30 anos, atri­buí­mos 5.229 ban­dei­ras, das quais 4.868 fo­ram em zo­nas bal­ne­a­res cos­tei­ras, 127 em zo­nas bal­ne­a­res do in­te­ri­or e 234 em ma­ri­nas e por­tos de re­creio”, afir­mou. Jo­sé Ar­cher fa­la­va em Lis­boa, nu­ma ce­ri­mó­nia de co­me­mo­ra­ção dos 30 anos da Ban­dei­ra Azul, no âm­bi­to da qual fo­ram dis­tin­gui­das cer­ca de 30 câ­ma­ras mu­ni­ci­pais que já has­te­a­ram aque­le ga­lar­dão nas su­as prai­as ou ma­ri­nas.

O pre­si­den­te dis­se es­tar or­gu­lho­so por a Ban­dei­ra Azul ser ho­je em dia um si­nó­ni­mo de “cre­di­bi­li­da­de e con­fi­an­ça que é in­ques­ti­o­ná­vel” nas prai­as por­tu­gue­sas.

Re­al­çan­do a qu­a­li­da­de das prai­as, Jo­sé Ar­cher afir­mou que Por­tu­gal é “o quin­to país com mai­or nú­me­ro de Ban­dei­ras Azuis” e o “pri­mei­ro com a mai­or per­cen­ta­gem de im­ple­men­ta­ção en­tre as prai­as de­sig­na­das [re­co­nhe­ci­das ofi­ci­al­men­te] e as prai­as com Ban­dei­ra Azul” – nes­se sen­ti­do, in­di­cou que es­te ano “56,2% das prai­as de­sig­na­das em Por­tu­gal têm Ban­dei­ra Azul”, en­quan­to em Es­pa­nha es­ta per­cen­ta­gem é de 25,9%, na Gré­cia 24%, na Di­na­mar­ca 23% e em Fran­ça 11,7%.

À agên­cia Lu­sa, Jo­sé Ar­cher dis­se que a edu­ca­ção am­bi­en­tal “é uma ca­mi­nha­da” na qual tem de se dar “pas­sos fir­mes na di­re­ção cer­ta” e fri­sou ain­da que da­rá o seu tra­ba­lho por ter­mi­na­do “no dia em que to­das as prai­as ti­ve­rem a Ban­dei­ra Azul has­te­a­da”. “As ge­ra­ções mais jo­vens são mais bem-edu­ca­das em ter­mos am­bi­en­tais do que as mais ve­lhas.” Ho­je, con­si­de­rou, as prai­as são um “ex­ce­len­te car­tão de vi­si­ta pa­ra Por­tu­gal”.

JO­SÉ LUÍS COSTA

Por­tu­gal é o quin­to país eu­ro­peu com mai­or nú­me­ro de Ban­dei­ras Azuis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.