Ca­mi­nha­das são o nos­so for­te

Es­tu­do. Vin­te e dois por cen­to dos por­tu­gue­ses com mais de 50 anos afir­mam ca­mi­nhar mais de 8 ho­ras por se­ma­na, o va­lor mais ele­va­do en­tre os res­tan­tes paí­ses da Eu­ro­pa.

Metro Portugal (Lisbon) - - JORNAL - PA­TRÍ­CIA TA­DEIA

De acor­do com o mais re­cen­te Ob­ser­va­dor Ce­te­lem do Con­su­mo, so­men­te 6% dos se­ni­o­res por­tu­gue­ses afir­mam não re­a­li­zar ca­mi­nha­das. A prá­ti­ca de ou­tras ati­vi­da­des des­por­ti­vas ocu­pa, pe­lo me­nos uma vez por se­ma­na, 36% dos por­tu­gue­ses com mais de 50 anos. Em­bo­ra não se des­ta­quem co­mo os fran­ce­ses (47%), os es­pa­nhóis (46%) ou os ita­li­a­nos (43%), os por­tu­gue­ses es­tão a meio da ta­be­la no que diz res­pei­to ao des­por­to no ge­ral.

Já as idas ao ci­ne­ma, ao te­a­tro ou a mu­seus são me­nos ape­la­ti­vas pa­ra os se­ni­o­res por­tu­gue­ses. Ape­nas 3% afir­mam re­a­li­zar uma des­tas ati­vi­da­des cul­tu­rais por se­ma­na.

Re­la­ti­va­men­te às res­tan­tes ati­vi­da­des, que re­a­li­zam pe­lo me­nos uma vez por se­ma­na, os se­ni­o­res por­tu­gue­ses pas­sam o tem­po mai­o­ri­ta­ri­a­men­te com a fa­mí­lia (60%) e com ami­gos (45%), re­ve­lan­do ser dos eu­ro­peus mais so­ciá­veis. Ati­vi­da­des ma­nu­ais, co­mo jar­di­na­gem ou bri­co­la­gem (28%), co­la­bo­ra­ção com as­so­ci­a­ções so­ci­ais (13%) e ati­vi­da­des ar­tís­ti­cas co­mo mú­si­ca ou pin­tu­ra (10%), são ou­tras for­mas de ocu­pa­ção pro­cu­ra­das pe­los por­tu­gue­ses, diz o es­tu­do.

JOÃO FERRÃO

A ca­mi­nha­da é a ati­vi­da­de fí­si­ca de elei­ção pa­ra os se­ni­o­res por­tu­gue­ses: 22% op­tam por fa­zê-las mais de 8 ho­ras por se­ma­na.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.