Cen­te­no ne­ga no­vo res­ga­te

Na­ci­o­nal. Go­ver­no ga­ran­te que “não es­tá em con­si­de­ra­ção qual­quer no­vo pla­no de aju­da fi­nan­cei­ra” a Por­tu­gal

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

“Ten­do em con­ta as de­cla­ra­ções do mi­nis­tro ale­mão das fi­nan­ças, Wolf­gang Schäu­ble, e ain­da que ten­do si­do ime­di­a­ta­men­te cor­ri­gi­das pe­lo pró­prio, o Mi­nis­té­rio das Fi­nan­ças es­cla­re­ce que não es­tá em con­si­de­ra­ção qual­quer no­vo pla­no de aju­da fi­nan­cei­ra a Por­tu­gal, ao con­trá­rio do que o go­ver­nan­te ale­mão ini­ci­al­men­te te­rá di­to”, lê-se no co­mu­ni­ca­do di­vul­ga­do on­tem à tar­de.

O ga­bi­ne­te li­de­ra­do por Má­rio Cen­te­no re­fe­re ain­da que o Go­ver­no “con­ti­nua e con­ti­nu­a­rá fo­ca­do no cum­pri­men­to das me­tas es­ta­be­le­ci­das pa­ra re­ti­rar Por­tu­gal do Pro­ce­di­men­to por Dé­fi­ces Ex­ces­si­vos” e re­fe­re que um si­nal dis­so mes­mo são “os da­dos da exe­cu­ção or­ça­men­tal co­nhe­ci­dos até ao mo­men­to”.

O mi­nis­tro ale­mão das Fi­nan­ças afir­mou on­tem que Por­tu­gal es­tá a pe­dir “um se­gun­do pro­gra­ma” e que “vai con­se­gui-lo”, em de­cla­ra­ções ci­ta­das pe­la agên­cia de in­for­ma­ção fi­nan­cei­ra Blo­om­berg.

Mais tar­de, já em de­cla­ra­ções aos jor­na­lis­tas, o go­ver­nan­te ale­mão cor­ri­giu as su­as de­cla­ra­ções: “Os por­tu­gue­ses não o que­rem e não vão pre­ci­sar [de um se­gun­do res­ga­te] se cum­pri­rem as re­gras eu­ro­pei­as”, pre­ci­sou.

TI­A­GO PETINGA/LU­SA

Cen­te­no dis­se on­tem no Par­la­men­to que a de­sa­ce­le­ra­ção da pro­cu­ra ex­ter­na pe­na­li­za o cres­ci­men­to pre­vis­to pa­ra es­te ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.