Sou­to Mou­ra can­di­da­to a re­a­bi­li­tar o Pra­do

Ar­qui­te­tu­ra. A can­di­da­tu­ra do pres­ti­gi­a­do e pre­mi­a­do ar­qui­te­to por­tu­guês faz par­te de uma das oi­to equi­pas fi­na­lis­tas do con­cur­so pa­ra a re­a­bi­li­ta­ção do Mu­seu do Pra­do, em Ma­drid.

Metro Portugal (Lisbon) - - CULTO - LU­SA

O Con­se­lho de cu­ra­do­res do Mu­seu do Pra­do apro­vou na ter­ça-fei­ra as con­tas anu­ais de 2015 e re­ve­lou a lis­ta dos oi­to fi­na­lis­tas do con­cur­so pa­ra re­a­li­zar a obra de re­a­bi­li­ta­ção do Sa­lão dos Rei­nos do mu­seu ma­dri­le­no. O ar­qui­te­to por­tu­guês apa­re­ce ao la­do de ar­qui­te­tos in­ter­na­ci­o­nais com uma ex­pe­ri­ên­cia re­pu­ta­da na re­a­bi­li­ta­ção de edi­fí­ci­os an­ti­gos e sua trans­for­ma­ção em mu­seus mo­der­nos, co­mo Nor­man Fos­ter ou Rem Ko­o­lha­as, que, tal co­mo Edu­ar­do Sou­to Mou­ra, tam­bém já ga­nha­ram os pré­mi­os Pritz­ker (con­si­de­ra­dos o pré­mio No­bel da ar­qui­te­tu­ra).

O Mu­seu do Pra­do pre­ten­de “a se­le­ção de uma equi­pa de ar­qui­te­tu­ra, a par­tir da me­lhor pro­pos­ta ar­qui­te­tó­ni­ca apre­sen­ta­da, que per­mi­ta a re­cu­pe­ra­ção do Sa­lão dos Rei­nos e ofe­re­ça ao Mu­seu do Pra­do um es­pa­ço de ex­po­si­ção al­ter­na­ti­vo, de al­ta qua­li­da­de, pa­ra apre­sen­ta­ção dos des­ta­ques da sua co­le­ção e de­sen­vol­vi­men­to de um pro­gra­ma es­pe­cí­fi­co de ex­po­si­ções so­bre ques­tões-cha­ve da his­tó­ria e pa­tri­mó­nio his­tó­ri­co es­pa­nhol”.

As oi­to equi­pas po­de­rão apre­sen­tar as pro­pos­tas até 30 de ou­tu­bro pró­xi­mo e o jú­ri to­ma­rá a de­ci­são até ao fim do ano – a obra tem um or­ça­men­to pre­vis­to de €1.756.315 e o pro­je­to au­men­ta­rá o es­pa­ço do mu­seu en­tre 4.300 e 5.800 m2.

SÉR­GIO LEMOS

O his­tó­ri­co Mu­seu do Pra­do é o mais im­por­tan­te de Es­pa­nha e um dos mais co­nhe­ci­dos em to­do o mun­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.