Ira­que. Du­plo aten­ta­do em Bag­da­de ma­ta mais de uma cen­te­na

Ira­que. Um car­ro do Da­esh ar­ma­di­lha­do ex­plo­diu no cen­tro da ca­pi­tal ira­qui­a­na e pro­vo­cou a mor­te de 131 pes­so­as. Uma se­gun­da ex­plo­são em Bag­da­de ti­rou a vi­da a ou­tras cin­co.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - RUI ALE­XAN­DRE CO­E­LHO

Car­ro ar­ma­di­lha­do ex­plo­diu na ma­dru­ga­da de on­tem no cen­tro da ca­pi­tal ira­qui­a­na e ti­rou a vi­da a 131 pes­so­as. Ho­ras de­pois mor­re­ram mais cin­co nu­ma ou­tra ex­plo­são. Gru­po ter­ro­ris­ta Da­esh, que con­tro­la par­tes do país, rei­vin­di­cou au­to­ria do pri­mei­ro ata­que

O pri­mei­ro aten­ta­do acon­te­ceu na noi­te de sá­ba­do (ma­dru­ga­da de do­min­go em Por­tu­gal), no bair­ro co­mer­ci­al de Kar­ra­da. A agên­cia EFE re­por­ta que, àque­la ho­ra, ha­via uma gran­de con­cen­tra­ção de pes­so­as na zo­na, em vés­pe­ras do fim do mês sa­gra­do do Ra­ma­dão. A mai­o­ria das pes­so­as si­tu­a­va-se em fren­te a uma co­nhe­ci­da lo­ja de ge­la­dos – o lo­cal da ex­plo­são.

Além das 131 ví­ti­mas mor­tais re­gis­ta­das, mais de du­zen­tas pes­so­as fi­ca­ram fe­ri­das. Nú­me­ros que, se­gun­do as au­to­ri­da­des, ain­da não são de­fi­ni­ti­vos.

Os ter­ro­ris­tas do Da­esh rei­vin­di­ca­ram o aten­ta­do, in­di­can­do que um dos seus bom­bis­tas sui­ci­das se fez ex­plo­dir jun­to a uma con­cen­tra­ção de xi­i­tas.

Ho­ras de­pois, no­va ex­plo­são em Bag­da­de, ago­ra na zo­na mais ori­en­tal. Pe­lo me­nos cin­co pes­so­as mor­re­ram e cer­ca de du­as de­ze­nas fi­ca­ram fe­ri­das. Os au­to­res des­te ata­que não se ma­ni­fes­ta­ram.

O Ira­que tem si­do pal­co de uma on­da de vi­o­lên­cia des­de que o gru­po ex­tre­mis­ta Da­esh to­mou par­tes da re­gião do nor­te e oes­te do país em ju­nho de 2014. Se­gun­do da­dos da Mis­são da ONU no Ira­que (UNAMI), 662 ira­qui­a­nos fo­ram mor­tos e 1.457 fi­ca­ram fe­ri­dos em atos de ter­ro­ris­mo, vi­o­lên­cia e re­la­ci­o­na­dos com o con­fli­to ar­ma­do no país, is­to ape­nas no pas­sa­do mês de ju­nho.

“Apesar das re­pe­ti­das pro­mes­sas fei­tas pe­las for­ças de se­gu­ran­ça, a cha­ci­na de ira­qui­a­nos por ter­ro­ris­tas con­ti­nua a ser diá­ria”

Hai­der al-Aba­di

Pri­mei­ro-mi­nis­tro ira­qui­a­no

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.