“No­vo” MNAA dá-se a co­nhe­cer

No­va ex­po­si­ção per­ma­nen­te de pin­tu­ra e es­cul­tu­ra por­tu­gue­sa do Mu­seu Na­ci­o­nal de Ar­te An­ti­ga inau­gu­ra a 14 de ju­lho no fi­nal das obras de re­no­va­ção do 3º pi­so.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Após seis me­ses de obras no ter­cei­ro pi­so do Mu­seu Na­ci­o­nal de Ar­te An­ti­ga (MNAA), se­rá apre­sen­ta­do um con­jun­to de 243 obras, na mai­o­ria pin­tu­ra (152 pe­ças) e um ter­ço de es­cul­tu­ra (91 pe­ças) de au­to­res por­tu­gue­ses des­de o séc. XIV ao XIX, co­mo Fer­não Go­mes, Nu­no Gonçalves, Ma­cha­do de Cas­tro, Jo­se­fa de Óbi­dos – que te­rá uma sa­la ex­clu­si­va –, Gre­gó­rio Lo­pes, Cris­tó­vão de Fi­guei­re­do, Fran­cis­co Vi­ei­ra (co­nhe­ci­do co­mo Vi­ei­ra Por­tu­en­se), Cris­tó­vão de Morais ou Do­min­gos An­tó­nio de Se­quei­ra. On­tem tam­bém foi anun­ci­a­do que a obra do séc. XVI “Cal­vá­rio”, de Vas­co Fer­nan­des, co­nhe­ci­do por Grão Vas­co, vai ser ce­di­da pe­la Fun­da­ção Mil­len­nium BCP ao MNAA pa­ra po­der fi­car ex­pos­ta nes­ta no­va ex­po­si­ção.

O es­pa­ço – ca­sa ha­bi­tu­al dos Pai­néis de São Vi­cen­te, um dos íco­nes da pin­tu­ra an­ti­ga por­tu­gue­sa – foi al­vo de uma in­ter­ven­ção pro­fun­da no per­cur­so, mo­bi­liá­rio mu­se­o­grá­fi­co e a ins­ta­la­ção de luz es­pe­ci­al nun­ca an­tes usa­da no mu­seu.

Ini­ci­a­da em ja­nei­ro, a re­no­va­ção do 3.º pi­so era há mui­to de­se­ja­da pe­la di­re­ção do MNAA, que aco­lhe o mais im­por­tan­te acer­vo de pin­tu­ra e es­cul­tu­ra por­tu­gue­sa do País des­te pe­río­do.

©DR

O vi­si­tan­te vai po­der ver pe­ças nun­ca an­tes ex­pos­tas ou re­cém-ad­qui­ri­das, co­mo “A Ado­ra­ção dos Ma­gos”, de Do­min­gos Se­quei­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.