Biquí­ni: a “bom­ba ana­tó­mi­ca” ce­le­bra 70 anos

Há 70 anos, o en­ge­nhei­ro me­câ­ni­co fran­cês Louis Réard in­ven­tou o biquí­ni. Mi­che­li­ne Ber­nar­di­ni foi a pri­mei­ra mu­lher a des­fi­lar com es­te tra­je de du­as pe­ças, na bor­da de uma pis­ci­na pú­bli­ca de Pa­ris.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - RAQUEL MA­DU­REI­RA

Mi­che­li­ne Ber­nar­di­ni, bai­la­ri­na e mo­de­lo, foi a úni­ca mu­lher en­con­tra­da por Louis Réard pa­ra mos­trar o biquí­ni ao mundo, já que mais nin­guém acei­ta­va o con­vi­te. Na­que­la al­tu­ra, mos­trar o um­bi­go era ina­cei­tá­vel. “O biquí­ni: uma bom­ba ana­tó­mi­ca” foi o slo­gan cri­a­do na al­tu­ra pa­ra a apre­sen­ta­ção.

Louis Réard, o en­ge­nhei­ro me­câ­ni­co cu­ja fa­mí­lia ti­nha uma lo­ja de lin­ge­rie, es­co­lheu a pis­ci­na Mo­li­tor, lo­cal de Pa­ris mui­to po­pu­lar nos anos 1930, pa­ra apre­sen­tar a sua cri­a­ção ao pú­bli­co, no dia 5 de ju­lho de 1946.

Biquí­ni, o no­me da­do por Louis Réard à pe­ça de rou­pa en­tão re­vo­lu­ci­o­ná­ria, foi uma ho­me­na­gem ao Atol de Bi­ki­ni, no Pa­cí­fi­co, on­de es­ta­va a ser tes­ta­da uma bom­ba ató­mi­ca. E a che­ga­da do biquí­ni foi de fac­to bom­bás­ti­ca e es­can­da­li­zou o mundo, já que a pou­ca quan­ti­da­de de pa­no usa­da pa­ra ta­par o cor­po das mu­lhe­res le­vou mes­mo o Va­ti­ca­no a proi­bir o seu uso, ape­li­dan­do-o de pe­ca­mi­no­so. Hou­ve tam­bém mui­tos paí­ses a ba­ni­rem es­te no­vo mo­de­lo de fa­to de ba­nho das su­as pis­ci­nas e lo­cais pú­bli­cos.

A evo­lu­ção do biquí­ni foi len­ta e o seu uso só co­me­çou a ser mais ha­bi­tu­al quan­do al­gu­mas es­tre­las do ci­ne­ma co­me­ça­ram a des­fi­lar com ele quer nos fil­mes, quer nas prai­as, nos anos 1950 – Bri­git­te Bar­dot, Raquel Wel­ch, Ur­su­la An­dress, Ma­rilyn Mon­roe, Ava Gard­ner, Ri­ta Hayworth, en­tre ou­tras, fo­ram pi­o­nei­ras e lan­ça­ram a mo­da. Nos anos 1960, o biquí­ni con­quis­tou mes­mo um lu­gar de­fi­ni­ti­vo no guarda-rou­pa das mu­lhe­res, que co­me­ça­ram en­tão a des­co­brir o pra­zer de se­rem do­nas do pró­prio cor­po.

No pri­mei­ro con­cur­so de Miss Mundo, em 1951, as can­di­da­tas de vá­ri­os paí­ses des­fi­la­ram com biquí­nis “bem com­por­ta­dos”. Ain­da as­sim, no ano se­guin­te, a or­ga­ni­za­ção do even­to ba­niu o seu uso de­pois de mui­tas re­cla­ma­ções de re­pre­sen­tan­tes de paí­ses mais con­ser­va­do­res. Cu­ri­o­sa­men­te, es­ta re­gra do con­cur­so ain­da ho­je é vá­li­da: as can­di­da­tas usam ape­nas fa­to de ba­nho de uma só pe­ça.

Nos di­as de ho­je, o biquí­ni pa­re­ce já não es­can­da­li­zar as vis­tas (nem mes­mo os bra­si­lei­ros de fio den­tal), mas há mo­de­los que po­dem ser im­pró­pri­os pa­ra quem tem pro­ble­mas car­día­cos. Aguen­ta co­ra­ção, que o ve­rão es­tá aí!

123RF

DR

Há tam­bém re­la­tos de que o biquí­ni já exis­tia no pe­río­do gre­co-ro­ma­no, no ter­cei­ro sé­cu­lo a.C., co­mo mos­tra es­te mo­sai­co.

LUCASFILM

A atriz Car­rie Fisher co­mo Prin­ce­sa Leia e o seu biquí­ni dou­ra­do, em 1983, no fil­me “Star Wars – O Re­gres­so de Je­di”.

DR

Ur­su­la An­dress e o seu icó­ni­co biquí­ni com um cin­to em “Agen­te Se­cre­to 007”, o pri­mei­ro fil­me da sa­ga de Ja­mes Bond.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.