Guer­ra vol­tou ao mais jo­vem país da Ter­ra e já cau­sou cen­te­nas de mor­tos

Su­dão do Sul. Os com­ba­tes en­tre for­ças sul-su­da­ne­sas e ex-re­bel­des in­ten­si­fi­ca­ram-se on­tem em Ju­ba e es­ten­de­ram-se a vá­ri­as bair­ros da ca­pi­tal e ime­di­a­ções do ae­ro­por­to in­ter­na­ci­o­nal.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Com­ba­tes en­tre for­ças do go­ver­no e re­bel­des alas­tra­ram-se a to­da a ca­pi­tal, Ju­ba, e mui­tos ha­bi­tan­tes ti­ve­ram de es­con­der-se em ca­sa ou fu­gir. Em con­fron­to, numa al­tu­ra em que sul-su­da­ne­ses fa­zem cin­co anos, es­tão Sal­va Ki­ir, o atu­al pre­si­den­te, e o Ri­ek Ma­char, o vi­ce-pre­si­den­te

A Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU) in­di­cou que hou­ve dis­pa­ros de mor­tei­ro e de lan­ça-gra­na­das. Foi tam­bém as­si­na­la­da a pre­sen­ça de he­li­cóp­te­ros de com­ba­te, de tan­ques e mui­tos ha­bi­tan­tes ti­ve­ram de es­con­der-se em ca­sa ou de fu­gir, re­ve­la­ram al­gu­mas tes­te­mu­nhas à co­mu­ni­ca­ção so­ci­al.

“A si­tu­a­ção de­te­ri­o­rou-se con­si­de­ra­vel­men­te em Ju­ba”, ad­ver­tiu a em­bai­xa­da dos EUA, acon­se­lhan­do os nor­te-americanos a per­ma­ne­ce­rem em ca­sa.

“Es­tão a de­cor­rer in­ten­sos com­ba­tes en­tre for­ças go­ver­na­men­tais e da opo­si­ção nas ime­di­a­ções do ae­ro­por­to, da mis­são da ONU e em di­fe­ren­tes zo­nas de Ju­ba”, in­di­cou na sua pá­gi­na de Fa­ce­bo­ok. Não foi avan­ça­do qual­quer ba­lan­ço de ví­ti­mas.

Os con­fron­tos co­me­ça­ram na pas­sa­da quin­ta-fei­ra com um in­ci­den­te que aca­bou por pro­vo­car cin­co mor­tos. No dia se­guin­te, re­gis­ta­ram-se no­vos com­ba­tes que pro­vo­ca­ram mais de 150 mor­tos, so­bre­tu­do sol­da­dos das du­as par­tes, de acor­do com in­for­ma­ções avan­ça­das pe­los ex-re­bel­des.

Es­tes con­fron­tos opõem sol­da­dos le­ais ao pre­si­den­te Sal­va Ki­ir às for­ças ri­vais do ex-lí­der re­bel­de e atu­al vi­ce-pre­si­den­te sul-su­da­nês, Ri­ek Ma­char.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.