Dois ou­ros no atle­tis­mo

Qua­tro me­da­lhas pa­ra Por­tu­gal no úl­ti­mo dia dos Eu­ro­peus – cin­co, ao to­do. Du­as de­las fo­ram de ou­ro, pa­ra Sara Moreira (meia-ma­ra­to­na) e Pa­trí­cia Ma­mo­na (tri­plo sal­to).

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - R.A.C.

Pa­trí­cia Ma­mo­na e Sara Moreira são cam­peãs eu­ro­pei­as

Am­bas lu­ta­ram pe­lo seu lu­gar ao sol, ou se­ja, pe­lo pódio, mas não se con­ten­ta­ram com os lu­ga­res mais bai­xos do mes­mo e aca­ba­ram por su­bir ao de­grau mais al­to.

Pri­mei­ro foi Sara Moreira. Em ano de es­treia da meia-ma­ra­to­na nos Eu­ro­peus de atle­tis­mo, a fun­dis­ta de 30 anos do Spor­ting pas­sou qua­se me­ta­de da cor­ri­da no ter­cei­ro lu­gar, atrás da tur­ca Sul­tan Hay­dar e da ita­li­a­na Ve­ro­ni­ca In­gle­se. Por volta da meia ho­ra, as­cen­deu à li­de­ran­ça, a tur­ca ce­deu e an­tes do 15.º qui­ló­me­tro Sara iso­lou-se até cru­zar a me­ta em pri­mei­ro, em 1h10m19s. De­zas­seis se­gun­dos depois, che­gou Ve­ro­ni­ca In­gle­se, e atrás da ita­li­a­na, ale­gria du­pla, apa­re­ceu a com­pa­tri­o­ta Jés­si­ca Au­gus­to (Spor­ting), que as­sim con­quis­tou mais uma me­da­lha pa­ra a Seleção, no ca­so de bron­ze – is­to depois de a ben­fi­quis­ta Dul­ce Fé­lix já ter con­quis­ta­do a pra­ta nos 10.000 me­tros.

Na Ta­ça da Eu­ro­pa, re­a­li­za­da con­jun­ta­men­te, Por­tu­gal ga­nhou no co­le­ti­vo (Dul­ce Fé­lix fez 12.º).

O dia não ter­mi­na­ria sem que Pa­trí­cia Ma­mo­na ga­nhas­se o se­gun­do tí­tu­lo eu­ro­peu pa­ra Por­tu­gal, no tri­plo sal­to. A atle­ta le­o­ni­na de 27 anos es­ta­va no ter­cei­ro lu­gar quan­do entrou na úl­ti­ma ron­da, mas um voo de 14,58 me­tros no sal­to fi­nal deu-lhe o ou­ro, com re­cor­de na­ci­o­nal à mis­tu­ra, por seis cen­tí­me­tros.

No lan­ça­men­to do pe­so, Tsan­ko Ar­nau­dov con­quis­tou o bron­ze. O atle­ta do Ben­fi­ca, que em 2015 ba­teu o re­cor­de na­ci­o­nal (21,06 me­tros), lan­çou a 20,59 me­tros.

EPA

Pa­trí­cia Ma­mo­na: “Ti­ve de dar tu­do nos úl­ti­mos sal­tos. O úl­ti­mo era li­te­ral­men­te pa­ra tu­do ou na­da e aca­bou por ser tu­do.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.